Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Medicina de Taubaté oferece disciplina que aborda espiritualidade

O curso de Medicina da Unitau tem em sua grade curricular, desde 2016, a disciplina “Medicina e espiritualidade”, sendo a primeira instituição no Brasil a oferecer essa matéria aos universitários. A disciplina existe desde 2011, mas era optativa e possuía um número limitado de vagas. O objetivo da matéria é levar, para a área médica, o entendimento das questões espirituais e sua relação com a saúde.
O conteúdo aborda a medicina de uma forma diferenciada, menos técnica, e isso atrai os estudantes. “Eu gosto muito dessa aula e consigo trazê-la para a minha vida, não só na minha formação, mas também aplico no dia a dia”, ressalta Amanda Alvarenga, aluna do 4º período de Medicina.
O Prof. Me. Alexandre Serafim é responsável pelas aulas e julga essencial o ensinamento da espiritualidade dentro da Universidade. “A disciplina é muito importante para que os universitários sejam médicos mais humanos”, finaliza o docente.
Em levantamento feito em 2012, pelo professor Giancarlo Lucchetti da Universidade de Juiz de Fora e publicado na revista BCM Medical Education, mostra que 90% das escolas médicas americanas têm a disciplina de espiritualidade na grade curricular. Na mesma publicação, 59% das faculdades de medicina do Reino Unido e apenas 10% das brasileiras ministram a disciplina, sendo a Unitau pioneira no oferecimento desta disciplina no Brasil.




One thought on “Medicina de Taubaté oferece disciplina que aborda espiritualidade

  1. Sylvia Leds

    Reportagem de extrema importância. Não sabia da existência dessa abordagem na medicina. Muito interessante! Texto simples, bem escrito e que mostra que a humanização é essencial aos futuros profissionais da medicina.

Os comentários estão fechados.