Search
sábado 23 setembro 2017
  • :
  • :

Coluna do Crisante

FLIT
Taubaté está em festa com a realização do megaevento de literatura: a FLIT ( Feira de Literatura Infantil de Taubaté), que homenageia o ícone da literatura infantil: José Bento Monteiro Lobato.
O encerramento será nesse domingo (17); e fecha com chave de ouro com apresentação do cantor Toquinho, com participação especial do coral de 1000 crianças .
Monteiro Lobato, com certeza, está se resignando da nossa cidade de saber que a cada dia ele continua vivo com seus personagens que encantam o nosso Brasil de norte a sul.
Nessa Flit, se encantou mais com o palestrante professor e doutor Jean Jardim, acadêmico correspondente da AVLA, que em sua palestra apresentou o Saci filósofo, um saci moderno sem cachimbo (sem vícios), e questionando e levando a Educação; tudo o que o mestre Lobato sempre preservou, onde um país necessita de Educação, Educação e Educação.

SACI-FILÓSOFO

Jean Jardim, em sua obra, levou o saci para conversar com Pablo Neruda, com Cora Carolina. Enfim, mostrando o que a Estação Primeira de Mangueira há muito tempo, em 1967, mostrou para o mundo na passarela do samba: “O Mundo encantado que Monteiro Lobato criou”, com todos as minúcias dos contos em verso e em prosas; apresentando aos poetas da Verde Rosa, Darcy e Jurandir de bandeja, pelo nosso escritor Taubateano Oswaldo Barbosa Guisard. E, agora por esse goianense, Jean Jardim, que está levando ao mundo o nosso maior escritor genial.
A proposta do livro de Jean Jardim é gerar uma reflexão em relação aos problemas do século 21. Essa reflexão é gerada pelas próprias ações do Saci, deixando pegadas reflexivas. O Saci- Filósofo pretende questionar seus hábitos, sua condição física, sua condição juvenil, e acima de tudo os impactos ambientais. O livro possui mais duas edições: “ Em terras de Cora Coralina “ e “Em terras de Pablo Neruda”. Nesse lançamento estiveram presentes o prefeito Ortiz Junior, vice-prefeito professor Edson de Oliveira , vereador Dentinho, o presidente da AVLA Alberto Mazza, entre outros.

CONCEIÇÃO MOLINARO
A escritora de livros infanto-juvenis, Conceição Molinaro, em sua palestra também mandou seu recado, exaltando e mostrando suas histórias e seus mitos. Maravilhosa palestra! Em seguida,Conceição e Regina C. Pinheiro, presidente da ATL, e sua equipe, ensinaram como prender o Saci na garrafa, que foi um sucesso e prendeu a atenção das crianças.

ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS (ATL)


A Academia também teve seu espaço na Flit. Na quinta-feira, à noite, seus integrantes voltaram à infância, se vestindo de criança, com a apresentação de crônicas, poesias, cantando e dançando, bailando, riscando em poesia o chão dessa avenida , onde milhares de crianças já entoaram e sucumbiram as arquibancadas com as músicas dos blocos e escolas de sambas, em homenagem ao nosso escritor Monteiro Lobato.
Pra matar a saudade, vou transcrever a letra de uma das músicas de minha autoria: “O Primeiro Poço Caraminguá”, que está no livro do AMETRA, que fala de Monteiro Lobato.

 

Por Oswaldo Crisante Xavier dos Santos

16/09/2017