Search
domingo 23 julho 2017
  • :
  • :

Coluna do Crisante

Da invenção à Aeronáutica

A Escola da Aeronáutica de Guaratinguetá comemorou nessa quinta – feira aniversário de 144 anos de Alberto Santos Dumont, que nasceu no dia 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele), em Minas Gerais.
Filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras públicas, e de Francisca Santos Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa.
Além da sua maior invenção, contribuiu na invenção do chuveiro de água quente, ultraleve e o relógio de pulso. Santos Dumont morreu aos 56 anos de depressão esclerose múltiplas, acometido pela angustia de ver sua maior criação transformada em máquina de guerra.
E nas comemorações do dia do pai da aviação fomos convidados pelo Dr Dacio Monteiro dos Santos, advogado e amigo do capitão Celso Molinari que é assessor do Brigadeiro do Ar, Jayme Ferreira Junior, para assistirmos a solenidade na Escola da Aeronáutica, em Guaratinguetá.
Foi maravilhosa, desde os desfiles militares, com a banda executando as marchas e cantada pelos militares, onde nos lembramos dos bons tempos de escolas em que imperavam a educação e aprendíamos a ética, o respeito a bandeira e a verdadeira disciplina.
No coquetel, histórias não faltaram no encontro de velhos amigos.
O Capitão Celso Molinari está há 57 anos nessa Escola Acadêmica de quase seiscentos alqueires e foi responsável pelo plantio de 80 mil mudas , que atualmente forma um parque florestal com uma densa mata.
Encontramos com o coronel da reserva Leandro, que reside no condomínio Fortaleza, em Taubaté, que teve sua grande contribuição na Aeronáutica . E no condomínio, colocando sua experiência e liderança. Já lançou um artigo no estatuto do cão sobre a multa 70 % que, com certeza, vai ser aprovado na sua maioria.
Coronel Salomão, que entrou para reserva em 2005 , veio do Paraná e ficou na terra das garças, que o adotou carinhosamente, e continua participando dos eventos.
Encontramos também com amigos de trabalho dos velhos tempos do Banespa. Um deles é o Zezé, que trabalhou na década de 80 na agência de Taubaté e hoje é assessor do vice-prefeito, Régis Yasumura, que representou o prefeito Marcus Soliva.
Régis se formou em Taubaté, pela UNITAU, e está fazendo um bom trabalho na política. Foi na eleição anterior o vereador mais votado e falou das suas amizades em nossa cidade do tempo estudantil. E conversando com Dr.Hélio Lemos, descobriu que seu filho, Dr.Frederico Lemos(Urologista) é também seu amigo. Enfim, foi uma bela comemoração!

Frase da semana: Nelson Rodrigues tinha razão: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”

 

Por Oswaldo Crisante Xavier dos Santos

22/07/2017