Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Festival de aprender reúne diversos saberes artísticos

Festival de aprender reúne diversos saberes artísticos

O FestA!, Festival de Aprender, projeto criado peço Sesc São Paulo, acontece neste final de semana, dias 11 e 12, no Sesc Taubaté com oficinas, vivências e demonstrações quem dão visibilidade ao desenvolvimento artístico. As atividades promovidas no sábado serão bordado de cartografia, pintura mural, construção coletiva de mobiliário urbano e ponto cruz em tamanho aumentado. Todas as atividades são gratuitas.
A vivência Laboratório de Modelagem Urbana, com o artista plástico Guilherme Teixeira, traz centenas de peças de madeira de diversos formatos e tamanhos que serão dispostos sobre mesas hexagonais modulares e móveis, onde o público se reunirá para projetar e partilhar suas ideias, sonhos, utopias e distopias, negociando formas de uso do espaço urbano e construindo cidades imaginárias coletivamente. A atividade acontece das 10h às 18h.
A demonstração Pintura Mural: Saberes e Ofícios, com o artista visual e arte educador Grego. A atividade é uma criação e realização de pintura em uma grande parede, com o tema do mutirão de saberes e ofícios. A pintura será realizada durante os dias do FestA!
A oficina Ttaba-Ibaté: Bordado da Cartografia da Aldeia, com a bordadeira e mestra em Moda Joana Salles e com a professora de literatura e pesquisadora de linguagens artísticas Beth Ziani, acontecem das 10h às 13h e das 14h às 17h. A ideia desta vivência é trazer o contorno da região do Vale do Paraíba para um grande tecido a ser bordado coletivamente. O pano será a base de uma cartografia afetiva bordada, feita a partir da lembrança de cada participante.
A oficina de Mobiliário Urbano ? Construção Coletiva, com o Coletivo Acupuntura Urbana, acontece das 14h às 18h e vem com a proposta de uma construção coletiva de sofás com encosto, bancos e outros tipos de mobiliário usando pallets e materiais reutilizados. Também será realizado o envernizamento dos móveis construídos. O Coletivo Acupuntura Urbana quer provocar a reflexão sobre a ocupação do espaço como ferramenta de resgate da convivência e do coletivo. Para participar é necessário efetuar uma inscrição no site sescsp.org.br/festa ou na Central de Atendimento do Sesc Taubaté.
Das 15h às 17h, acontece a oficina Ponto Cruz Urbano, com Karina Gomes, educadora do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Taubaté. Os participantes desta oficina serão convidados a fazer uma intervenção de ponto cruz em tamanho aumentado nas telas das quadras externas da unidade. De forma coletiva, o traçado será criado a fim de alcançar uma arte final.

Programação completa no site sescsp.org.br/festa

Laboratório de Modelagem Urbana
Das 10h às 18h. Grátis.

Pintura Mural: Saberes e Ofícios
Das 10h às 18h. Grátis.

Ttaba-Ibaté: Bordado da Cartografia da Aldeia
Das 10h às 13h e das 14h às 17h. Grátis.

Mobiliário Urbano ? Construção Coletiva
Das 14h às 18h. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento e no site.