Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Sesc apresenta a 2ª edição do FestA! – Festival de Aprender

Sesc apresenta a 2ª edição do FestA! – Festival de Aprender

De 2 a 4 de março (sexta a domingo), todas as 39 unidades do Sesc na capital e demais cidades do estado de São Paulo vão sediar a segunda edição do FestA! – Festival de Aprender, com mais de 500 atividades entre oficinas, ateliês para a família, palestras, encontros, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas. O evento é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, uma ótima oportunidade para iniciar uma atividade ou hobby, ou mesmo se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais. A programação é inteiramente gratuita.
Sob as mais diversas temáticas, o Sesc São Paulo vai oferecer oficinas de desenho, fotografia, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital. Nas artes têxteis, interessados em costura criativa, bordado, crochê e estamparia vão conhecer novas técnicas de customização.
Leia mais no site do DT
Adeptos da robótica terão a oportunidade de desenvolver protótipos autônomos de linha de produção, peças com uso de materiais recicláveis e até participar de um minicampeonato de robôs, tudo de forma muito lúdica.

Ao todo serão mais de 1200 horas de programação simultânea, e a agenda completa das atividades e locais onde as aulas serão oferecidas pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também vai trazer diversas ações para os meios digitais.

Para participar do FestA!, há três formas de acesso, a depender de cada atividade: inscrição antecipada pelo Portal Sesc SP, retirada de senhas no dia e local da atividade, com 30 minutos de antecedência; livre acesso.

O FestA! tem por objetivo estimular o público a realizar ações em artes visuais e tecnologias, ao mesmo tempo em que dá visibilidade à programação de cursos livres e de curta duração oferecidos pelo Sesc, cuja oferta tem crescido cerca de 40% ao ano.

ARTISTAS E EDUCADORES

Em muitas atividades, os participantes chegam a partilhar o aprendizado e o resultado das aulas com os frequentadores das unidades. E para orientá-los, o Sesc São Paulo convidou importantes profissionais, entre artistas e educadores, como a diretora de arte Carla Caffé, o fotógrafo Araquém Alcantara, o artista multimídia Paulo Bruscky, o ilustrador Elifas Andreato, o youtuber Junior Crocheteiro, as marceneiras do coletivo Lumberjills, a artesã Lu Gastal, a artista mexicana Gimena Romero e a ilustradora norte-americana Sophie Roach, entre muitos outros. Ao todo, 545 profissionais de destaque em suas áreas irão ministrar as atividades.

DESTAQUES DE TAUBATÉ

No Sesc Taubaté a programação do FestA! é toda voltada ao universo hip hop, com oficinas e demonstrações tendo como base a dança, o grafite e a estética que permeia esse movimento cultural. Ao todo, são 12 atividades nos três dias de evento.

A partir do ensino de passos de breaking, o fotógrafo e educador Laerte Rodrigues propõe aos participantes que, ao se movimentarem, compreendam melhor a expressão corporal e possam assim entender na prática a fotografia documental, sabendo quando é o melhor momento para clique. É a oficina Fotografia de Dança, Dançando!.

Para quem curte moda, Silvia Moreira apresenta duas atividades que enfatizam o vestuário como elemento importante da cultura hip hop. Em Confecção de Bolsas de Disco de Vinil, os participantes irão aprender a transformar vinis antigos e sem utilização em bolsas irreverentes e cheias de personalidade. Ela também vai ensinar a confeccionar bandanas e gorros, acessórios que são a marca do movimento.

Oficina
DJ por 1 dia – Discotecagem para Iniciantes
Para os interessados em começar a discotecar, esta será a oportunidade perfeita. A oficina mostrará as diferentes técnicas e batidas, enfatizando a importância do hip hop na discotecagem e o seu diálogo com outros ritmos musicais
Com o Dj Scratch, do grupo A Cura
3 e 4/3
Turma única
Sábado, das 14h30 às 17h30
Domingo, das 13h às 16h
12 anos

Fotografia de Dança, Dançando!
Para fotografar o corpo de um dançarino, nada melhor do que também se movimentar. Partindo dessa premissa, a oficina incentivará o público a praticar alguns passos do Breaking. O movimento dos próprios corpos servirá como inspiração para a realização das fotos.
Com o fotógrafo e educador Laerte Rodrigues
4/3
Turma única
Domingo, das 13h às 16h
12 anos

Vivência

Lambe Lambe e a Tipografia das Ruas
O artista Caio Yuzo desenvolve um trabalho de tipografia experimental, construindo letras a partir de movimentos da dança de rua, mais especificamente o Breakdance. Neste encontro, o público terá acesso aos lambe lambes produzidos pelo artista para a criação de um painel coletivo.
Com o designer Caio Yuzo, especializado em projetos gráficos
4/3
Domingo, das 13h às 17h
Livre
Acesso livre

Demonstração

Tem Grafite no Sarau!
Presente nas ruas da cidade, o grafite também pode ser produzido no meio digital. A técnica, ainda pouco convencional, será apresentada ao público. Utilizando o aplicativo tagtool, os grafites digitais serão reproduzidos durante um Sarau realizado na unidade, enfatizando o diálogo entre a literatura e as artes visuais.
Com o grupo Ataque Lírico, formado por MC Ralph e MC Rato, e o artista Achiles Luciano
2/3
Sexta, das 20h30 às 22h
10 anos
Acesso livre

Oficina

Desenho de Observação em Movimento
Com Tiago Judas
3/3
Turma única
Sábado, das 10h às 13h
16 anos

Vestuário HipHop – Confecção de Bolsas de Disco de Vinil
Com Silvia Moreira
3/3
Turma única
Sábado, das 10h às 13h
16 anos

Grafite para Iniciantes
Com Rede Efêmmera
3 e 4/3
Turma única
Sábado, das 14h às 17h
Domingo, das 11h às 14h
12 anos

Fotografia de Cultura Urbana
Com Cássio Cricor
3 e 4/3
Turma única
Sábado e domingo, das 14h às 18h
14 anos

Vestuário Hip Hop – Confecção de Bandana-Gorro
Com Silvia Moreira
4/3
Turma única
Domingo, das 10h às 13h
15 anos

Ateliê para a família

Sticker Art – Adesivos Personalizados
Com Rafael Prado
3 e 4/3
Sábado, às 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h
Domingo, às 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h
5 anos
Retirada de senha no local com 30 minutos de antecedência

Vivência

Sericleta: Serigrafia de Postais Literários
Com Mônica Schoenacker
3/3
Sábado, das 12h30 às 14h30
7 anos
Acesso livre

Demonstração
Grafite nas Paredes do ETA
Com Ifi
3 e 4/3
Sábado e domingo, das 10h às 18h
Livre
Acesso livre