Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Programa da Fibria aumenta em 4,5 mil hectares cobertura da Mata Atlântica no Estado de SP

Programa da Fibria aumenta em 4,5 mil hectares cobertura da Mata Atlântica no Estado de SP

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, possui um dos maiores programas de restauração ecológica de biomas em curso no Brasil. O programa de restauração florestal visa recuperar os biomas Mata Atlântica e Cerrado, em áreas degradadas. No Estado de São Paulo, nas regiões do Vale do Paraíba e Capão Bonito, a iniciativa da Fibria tem resultados significativos, com o aumento de 4,5 mil hectares reflorestados com espécies nativas, desde 2010. O que equivale a uma área de 4,5 mil campos de futebol.
O reflorestamento dos biomas contribui com o enriquecimento da fauna e da flora, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, possibilita a ampliação dos serviços ambientais, como o sequestro de carbono, a disponibilidade e qualidade da água, entre vários outros.
Atenta à importância do reflorestamento para a proteção da biodiversidade, a meta da Fibria é promover, até 2025, restauração ambiental em 40 mil hectares de áreas próprias, considerando todos os estados onde atua. Essa área de restauração vai muito além do que pede a legislação no contexto das exigências de ações compensatórias ambientais.
“A Fibria não vê a atividade de recuperação de matas nativas como apenas um cumprimento da lei. No dia a dia da companhia, essa atividade representa muito mais, com benefícios para o negócio, meio ambiente e sociedade. Além de atender o Código Florestal, a restauração influencia diretamente a vida no campo, incluindo a produtividade das fazendas de eucalipto. No Estado de São Paulo, já foram recuperados 4,5 mil hectares, beneficiando inclusive o turismo sustentável”, diz Naiara Cristina de Carvalho, consultora de Gestão Ambiental da Fibria.

Estratégia alinhada ao manejo sustentável

Aliado ao reflorestamento que conserva as áreas de preservação, o plantio de eucalipto da Fibria é realizado em áreas degradadas que, em sua maior parte, eram de pastagens. Nessa condição, promove a cobertura vegetal e a estabilização do solo, além de permitir a infiltração da água da chuva. O eucalipto também desempenha uma função chamada de ‘matriz permeável’, ou seja, a floresta de eucalipto é considerada um ambiente propício para a fauna, que acaba utilizando o plantio como corredor e até abrigo, para se deslocar de um fragmento de vegetação preservado a outro.
O compromisso da empresa com o meio ambiente se estende em toda atividade florestal, incluindo a colheita. Com uma base florestal de 157 mil hectares no Estado de São Paulo, dos quais cerca de 60 mil são de áreas destinadas à conservação ambiental, a Fibria trabalha com as melhores práticas de manejo florestal, garantindo assim uma produtividade sustentável. Por isso, a colheita na companhia é realizada em mosaicos, ou seja, dividida em blocos de acordo com as idades das árvores.
“É uma das práticas do manejo sustentável da Fibria, que beneficia a fauna, servindo de área de trânsito de animais, conectando fragmentos de vegetação nativa. Dessa forma, as florestas plantadas em diferentes idades auxiliam na manutenção de um ambiente propício para a biodiversidade local. É unindo as melhores práticas com a preocupação com o meio ambiente que a Fibria se destaca como uma empresa sustentável”, completa a consultora de Gestão Ambiental da Fibria.