Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Taubaté apresenta Plano de Arborização Urbana em audiência pública

Prefeitura de Taubaté apresenta Plano de Arborização Urbana em audiência pública

A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté irá apresentar na próxima sexta-feira, dia 30, às 9h, o Plano de Arborização Urbana e por consequência, o diagnóstico da situação da arborização urbana em uma audiência pública na Câmara Municipal.
O diagnóstico é o resultado dos estudos e levantamentos realizados em campo sobre a situação da arborização no município que subsidiaram a elaboração do Plano de Arborização Urbana.
O Plano de Arborização Urbana é o instrumento técnico, norteador das decisões sobre quaisquer aspectos relacionados à arborização, aplicado às condições e características do município. É resultado da apreciação do conjunto de elementos físicos e ambientais, os quais foram levantados por meio da realização de um inventário, que quantifica custos, identifica problemas passíveis de redefinição das diretrizes de manejo, propõe programas de conscientização e educação ambiental e possibilita a divulgação dos resultados obtidos.
O serviço foi executado pela empresa VM Engenharia de Recursos Hídricos Ltda, que por meio de um trabalho de amostragem percorreu todos os bairros da cidade colhendo informações sobre o estado fitossanitário das espécies árboreas, situação de poda, existência de conflitos da arborização com equipamentos urbanos, tamanho de copa, tamanho do canteiro, dentre outras peculiaridades importantes que fazem parte do diagnóstico da situação atual do município no que tange à arborização urbana.
A arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. As árvores proporcionam sombra, amenizam a temperatura, aumentam a umidade relativa do ar, melhoram a qualidade do ar e amenizam a poluição sonora.