Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Estudantes criam material didático com tema Água para escolas de todo o país

Estudantes criam material didático com tema Água para escolas de todo o país

Série com seis vídeos, produzidos a partir do projeto RedeVale, será distribuída pela Agência Nacional de Águas como apoio a professores; première dos filmes será amanhã, sexta, dia 5, no ITA
A RedeVale (Rede de Ensino, Pesquisa e Educação a Distância para a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul) reuniu três escolas de São José dos Campos para desenvolver o projeto “Falando Sobre Água”, dentro do Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, os estudantes desenvolveram seis vídeos educativos que serão utilizados em escolas de todo o país.
Coordenado pelo professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, o projeto é uma atividade de extensão do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e conta com recursos da Agência Nacional de Águas e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de apoio das empresas TecSUS – Tecnologias para a Sustentabilidade e Adobe (companhia global de software para edição gráfica e animação).
O trabalho, realizado ao longo de 2016 com alunos das Escolas Estaduais Elmano Veloso e Nelson Monteiro e do Escola Aberta Pandavas, focou nas produções audiovisuais – ferramenta de ensino atual e prazerosa –, abordando conteúdos que ajudassem os estudantes a elaborar seus próprios roteiros para discutir a questão das águas.
Assim, foram criados os vídeos “Lei das Águas”, “Nascentes”, “Rios Voadores”, “Segurança das Barragens”, “Transições” e “Uso Racional da Água”.
Para que os alunos pudessem produzir o conteúdo de forma autônoma e autoral, o projeto RedeVale ministrou oficinas de editoração eletrônica, produção audiovisual e animação gráfica aos participantes. Os resultados do trabalho serão apresentados nesta sexta-feira (5), em evento no ITA com os alunos participantes, professores, gestores e convidados.
Com a fase final do projeto, o material produzido pelos estudantes será distribuído pela Agência Nacional de Águas a escolas de todo o país, para ser utilizado como apoio didático para o tema “Água”.
No ano passado, os alunos participaram do Festival Anima Mundi 2016, realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A viagem foi um prêmio e um incentivo àqueles que pretendem se enveredar pela produção gráfica e de animação. Ao todo, 31 alunos e 5 professores participaram do evento.
Confira os vídeos (links encurtados e seguros):
Uso Racional das Águas – Escola Estadual Elmano Veloso: https://goo.gl/Wegmek
Lei das Águas – Escola Estadual Elmano Veloso: https://goo.gl/oULF05
Barragens – Escola Estadual Elmano Veloso: https://goo.gl/jCHepR
Nascentes – Escola Estadual Nelson Monteiro: https://goo.gl/Z4SShs
Rios Voadores – Instituto Pandavas: https://goo.gl/ACzys1
Transições – Instituto Pandavas: https://goo.gl/P2N6Yw

Sobre a RedeVale

A RedeVale foi criada em 2005 com intuito de se tornar um elo entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase em Recursos Hídricos. Surgiu de uma preocupação do segmento ensino/pesquisa do Comitê de Bacia do Rio Paraíba do Sul (que envolve os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), com a necessidade de aumento da participação da sociedade na gestão das águas. Tal desafio confere à educação em todos os níveis, um papel fundamental para a gestão ambiental e dos recursos hídricos. Buscando superar lacunas de interação entre pesquisa e sociedade, a RedeVale contribui para ampliar a capacidade de trabalho interinstitucional, oferecendo um elo permanente de interlocução do meio acadêmico-científico com a sociedade.