Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

EMCA abre inscrições para Processo Seletivo 2018

EMCA abre inscrições para Processo Seletivo 2018

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas Eng. João Ortiz (EMCA) abre na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro, a partir das 9h, as inscrições para o Processo Seletivo 2018. Os interessados têm até o dia 11 de outubro (até às 18h), para se inscrever, exclusivamente pelo site da Prefeitura de Taubaté.
A EMCA é uma escola técnica que tem por objetivo formar o técnico em manutenção de aeronaves ou mecânico de manutenção aeronáutica. A escola proporciona gratuitamente a formação técnica aeronáutica em três especialidades: Aviônica (partes elétrica e eletrônica e instrumentos da aeronave); Célula (estrutura da aeronave e seus sistemas) e Grupo Motopropulsor (motores convencionais e a reação).
Cada especialidade é um curso com duração de dois anos. São 27 vagas por especialidade.
O candidato a uma vaga precisa ter idade mínima de 17 anos ou completar até 31 de dezembro de 2018; além do Ensino Médio completo. Candidatos cursando o terceiro ano do Ensino Médio também poderão participar, uma vez que a matrícula dos aprovados ocorrerá em janeiro de 2018.
A escola iniciou suas atividades em 2004 e até 2016 já formou 11 turmas, num total de 528 alunos. Dispõe de boas instalações e recursos para aulas práticas, incluindo a célula de um avião e um simulador de helicóptero.
Após o curso, para exercer a profissão, o aluno, obrigatoriamente, deverá realizar uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para obter a licença de mecânico aeronáutico. O índice de aprovação dos alunos da EMCA na ANAC é de 98%; e 93% dos alunos que obtiveram a credencial neste órgão, estão empregados em empresas de manutenção.
Um acordo técnico-pedagógico entre a Prefeitura de Taubaté e o Exército Brasileiro também proporciona aos alunos a realização de estágio nas oficinas de manutenção das aeronaves da Aviação do Exército.
A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 35,00; paga através de boleto bancário. As provas serão realizadas no dia 29 de outubro, na EMEFM Prof. José Ezequiel de Souza. O conteúdo da prova envolve Português, Matemática, Física, Inglês e Redação.
O edital, na íntegra, está disponível em www.taubate.sp.gov.br/emca.