Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Campanha Xô Escorpião recolhe 60 toneladas de resíduos

Campanha Xô Escorpião recolhe 60 toneladas de resíduos

A primeira etapa da campanha Xô Escorpião promovida pela Prefeitura de Taubaté terminou nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, com um saldo de 60 toneladas de entulho e resíduos recolhidos na região composta pelos bairros Cecap, Novo Horizonte e Chácaras Flórida.
Um total de 21 praças recebeu serviços de capina e limpeza com o apoio dos detentos que integram as frentes de trabalho da prefeitura. Outras duas praças devem ser limpas ainda nesta semana para encerrar a programação na região.
Fiscais do Setor de Posturas da prefeitura promoveram um pente-fino nos terrenos dos bairros. A fiscalização resultou em nove notificações e quatro multas aplicadas por irregularidades, como o acúmulo de sujeira, mato alto e entulho.
Funcionários da Secretaria de Obras promoveram a limpeza de 269 bocas de lobo. Em 14 delas foram encontrados escorpiões.
Agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) fizeram visitas casa a casa e distribuíram cerca de 3.000 folhetos com dicas de prevenção aos moradores. Também foram realizadas capacitações das equipes das salas de espera de unidades de saúde da região, bem como de 88 professores da rede municipal. Estes profissionais serão agentes multiplicadores responsáveis por auxiliar na conscientização de estudantes e seus familiares sobre o animal.
De acordo com cronograma estabelecido no início do ano, a região composta pelos bairros Parque Três Marias, Bosque da Saúde e Terra Nova deve receber a campanha Xô Escorpião entre 20 e 31 de março. A megaoperação de combate aos escorpiões vai englobar 26 bairros de Taubaté e acontecerá mensalmente até novembro.
A portaria municipal nº 780, de 6 de junho de 2016, determina a realização de operações de combate aos escorpiões envolvendo diversos setores da prefeitura.
A campanha Xô Escorpião em Taubaté conta com o apoio de parceiros como a EDP Bandeirante e o laboratório SPX.