Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Atrações noturnas e segurança: Vereador pede que Prefeitura realize ações na Praça Dom Epaminondas

Atrações noturnas e segurança: Vereador pede que Prefeitura realize ações na Praça Dom Epaminondas

Na Sessão da última segunda-feira, 11.09, o requerimento de autoria de Guará Filho (PR) que trata sobre a revitalização total da Praça Dom Epaminondas foi aprovado por unanimidade pela maioria dos parlamentares. A ideia de movimentar a Praça no período noturno surgiu após alguns munícipes procurarem o Vereador questionando o abandono do local à noite e a insegurança devido à falta de atrativos de lazer que façam os munícipes frequentar umas das principais Praças centrais de Taubaté.
“Algumas cidades brasileiras têm um trabalho invejável de valorização da historia, principalmente no que tange a propaganda de seus centros históricos, onde podemos constatar a presença de eventos e atrativos turísticos diariamente. A Praça Dom Epaminondas, desde o seu nascimento, também, foi reservada para encontros das pessoas, onde eram realizadas as manifestações culturais, os encontros de carnaval, e o passeio dos jovens e namorados, e por isso para honrarmos a nossa historia sinto que precisamos incentivar para que a Praça não fique ociosa nos horários alternativos, e também aos finais de semana”. (Ver. Guará Filho – PR).
Após a inauguração do Shopping Popular, as calçadas e a Praça Dom Epaminondas serão espaços exclusivos dos pedestres, e, tal medida da Prefeitura de Taubaté, associada à recente recuperação das calçadas na região central do município tem o objetivo de aumentar a qualidade de locomoção, bem como, possibilitar a adoção de iniciativas que busquem atrair os taubateanos à Praça Dom Epaminondas, principalmente em horários alternativos.
“Atualmente as pessoas deixaram de frequentar nossa querida Praça, principalmente no período noturno, em especial, pela falta de segurança, pela precária iluminação e também pela ausência quase que total de eventos e estabelecimentos que novamente trouxesse o povo ao local. Ao trazermos novas atrações não estamos preocupados somente com a cultura e lazer do município, mas principalmente com a segurança de pessoas que são obrigadas a atravessar a Praça diariamente no período noturno”. (Ver. Guará Filho – PR).
Vale ressaltar ainda que o Teatro Municipal (Teatro Metrópole), principal espaço irradiador de manifestações artísticas taubateanas também está localizado na Praça Dom Epaminondas, o que torna o local uma referencia cultural do município.
“Considerando que o Teatro Metrópole é maravilhoso, porém é limitado em sua capacidade física de acomodação do público, precisamos dar incentivos fiscais para criarmos e disponibilizarmos novos locais de lazer na Praça. Por isso, devido a estes inúmeros fatos constatados, estou sugerindo que o Poder Público Municipal estimule outras manifestações, mas desta vez no espaço aberto e ocioso de nossa tradicional Praça”. (Ver. Guará Filho – PR).