Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Vôlei Taubaté é Tetra

Vôlei Taubaté é Tetra

Não foi fácil, mas a EMS Taubaté Funvic superou as adversidades e, após mais de duas horas de partida a EMS Taubaté Funvic arrancou uma vitória por 3 sets a 2, de virada, diante do Corinthians na segunda e decisiva partida do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei – Divisão Especial. Na noite deste sábado, 0710, a equipe de Taubaté levantou seu 4º título estadual consecutivo.
Com parciais de 21×25/25×19/21×25/26×24/15×12, a EMS Taubaté Funvic encerra o Campeonato Paulista como equipe soberana, com uma campanha de 14 jogos disputados, sendo 11 vitórias e 3 derrotas. Na final, diante do novato time do Corinthians-Guarulhos, os taubateanos já haviam vencido o primeiro jogo por 3 sets a 1. Neste sábado, a vitória veio coroar uma campanha que já coloca o time como um dos mais fortes do país, e nome certo para brigar pelo título da Superliga.
O jogo: Diante de um ginásio absolutamente lotado em Guarulhos, com enorme presença de torcedores corinthianos, o técnico Daniel Castellani optou por começar com a formação inicial que vem usando costumeiramente: Rapha, Dante, Wallace, Lucarelli, Otávio e Solé; Thales como líbero.
O primeiro set começou com os saques do Corinthians entrando bem. O time da casa começou melhor a partida com destaque para o trabalho eficiente do bloqueio. O Taubaté cometeu muitos erros e não se encontrou em quadra e esteve sempre atrás no marcador. O Corinthians administrou a vantagem e venceu o primeiro set por 25 a 21, em 24 minutos.
O segundo set começou novamente com o Corinthians melhor em quadra, abrindo 5 pontos de vantagem. O Taubaté reagiu, encostou no placar e conseguiu o empate em 11 a 11. Daí em diante o set seguiu bem equilibrado. Com a defesa funcionando melhor, o Taubaté conseguiu pela primeira vez no jogo estar à frente, em 17 a 16. A partir daí os taubateanos começaram a dominar e abriram vantagem de 3 pontos. O Taubaté melhorou bastante no ataque e num bloqueio de Otávio venceu por 25 a 19, em 26 minutos, empatando a partida.
O terceiro set voltou a ter o Taubaté como protagonista. Mais tranquilos em quadra, os comandados do técnico Daniel Castellani comandaram as ações , variando bem o saque e fazendo o bloqueio funcionar. Depois de abrir boa vantagem, os taubateanos voltaram a errar e o Corinthians empatou em 9 a 9. O set seguiu equilibrado a partir daí, com o Taubaté cometendo muitos erros. O Corinthians passou à frente e conseguiu abrir 4 pontos de vantagem. Com melhor aproveitamento nos bloqueios e contra-ataques, o Corinthians fechou em 25 a 21, em 27 minutos.
O quarto set começou com muito equilíbrio, com direito a disputas de bola bem acirradas. O equilíbrio foi constante até o 14º ponto, com as duas equipes trocando pontos. A partir daí, o Taubaté errou menos e abriu vantagem no placar. O Corinthians reagiu empatando em 18 a 18 com boa atuação do bloqueio. Em uma reta final de set emocionante, o Taubaté conseguiu fechar em 26 a 24, empatando a partida.
O Tie-Break começou com o Taubaté sacando muito bem e jogando melhor. Logo a equipe do Vale do Paraíba impôs melhor volume de jogo e abriu vantagem confortável no placar. O Corinthians esboçou uma reação, mas o bloqueio taubateano funcionou muito bem na reta final do set decisivo. Em uma cravada de Solé pelo meio de rede, a EMS Taubaté Funvic fechou o tie break em 15 a 12, fechando o jogo em 3 sets a 2 e conquistando assim o Tetracampeonato Paulista. O jogo teve duração total de 2h20.
O atacante Wallace, um dos grandes destaques do elenco taubateano, valorizou muito a união e o jogo coletivo como fatores de força da equipe para a conquista de mais este título. “É um começo de temporada, mudamos de treinador, mudamos algumas peças no elenco, mas o time, por mais dificuldades que encontre dentro de quadra, mantém o foco e a união. Independente de como está o andamento do jogo, ganhando ou perdendo, mantemos o foco no jogo coletivo. O principal fator é esse, não largar o osso em nenhum momento”, disse. “Na filosofia está sendo essa, não deixar de buscar a vitória em momento algum, independente do placar, como aconteceu no segundo set. Isso é importante para uma equipe que está ainda se adaptando a tantas mudanças. O resultado está aí, mais um título, Tetracampeão Paulista”, completou.
A entrega das medalhas e do troféu de Campeão Paulista foi realizada pelo Prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Júnior, e pelo Secretário de Esportes Cláudio Brazão, o Macaé.
Próximos compromissos: A EMS Taubaté Funvic volta a jogar na próxima quarta-feira, 11/10. Em Fortaleza-CE, a equipe enfrenta o Cruzeiro, às 19h00, pela Supercopa, torneio que na verdade é uma partida única entre o atual Campeão da Copa do Brasil (EMS Taubaté Funvic) e o atual Campeão da Superliga (Cruzeiro). Já no sábado, 14/10, os taubateanos estreiam na Superliga Masculina de Vôlei 2017/2018, às 14h00, contra o SESC-RJ na casa do adversário.