Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Imigração Japonesa: Vereador pede que Prefeitura de Taubaté organize comemoração do centenário

Imigração Japonesa: Vereador pede que Prefeitura de Taubaté organize comemoração do centenário

Na Sessão Ordinária do dia 2 de outubro foi aprovado um requerimento de autoria do Vereador Guará Filho (PR) que pede para que a Prefeitura de Taubaté de atenção especial ao Centenário de Imigração Japonesa do município. O Centenário fez aniversário neste ano de 2017, e, o parlamentar taubateano exige que o Executivo municipal promova e organize algum tipo de comemoração ou homenagem à nação nipo-brasileira da cidade.
A forte ligação dos japoneses com o município de Taubaté pode ser comprovada através da “Declaração Conjunta” que foi assinada no dia 28 de janeiro de 1974, e, intitulou Taubaté e Yonezawa cidades co-irmãs. A referida “Declaração Conjunta” foi assinada pelos prefeitos das cidades de Taubaté (São Paulo – Brasil) e de Yonezawa (Yamagata – Japão), Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto e o Sr. Keitaro Yoshiike, respecticvamente, este último representado pelo vice-prefeito da época, Sr. Taminta Satoh.
“Temos famílias japonesas que são tradicionalíssimas em nosso município, e, gostei muito de saber que este ano (2017) marcou o centenário da imigração dessa nação em nossa cidade.
A cultura japonesa tem que ser elogiada e copiada por todos, pois nos dão exemplos, diariamente. Gosto muito de citar o caso da Copa do Mundo de 2014, quando eles nos deram um show de higiene e limpeza nos estádios. Então, quero que Taubaté estreite o relacionamento com essa cultura para que possamos nos desenvolver cada vez mais”. (Ver. Guará Filho – PR).
A coirmandade é um acordo de geminação, criando as cidades-irmãs e estreitando laços entre cidades de qualquer país do mundo. Trata-se de uma parceria formal permanente, promovendo relações não só de amizade, mas também de intercambio, apoio e projetos de interesses comuns. Atua em diversas áreas, dando poderes às coletividades locais, permitindo assim que governos e empresas, assim como seus administradores possam promover programas de intercambio e cooperação.
“É muito legal saber a importância que os japoneses dão para o fato de sermos cidades irmãs. Ao visitar o site oficial da cidade de Yonezawa tive o prazer de constatar que existe uma aba específica que trata sobre a cidade de Taubaté, com informações básicas sobre o nosso município. Isso é de extremo orgulho para mim, e, quero que o Executivo taubateano usufrua desta situação e comemore o centenário desta nação, além de planejar outras ações relacionadas ao assunto”. (Ver. Guará Filho – PR).
A Lei nº 2095 de 9 de julho de 1984, de autoria do então Prefeito Municipal, José Bernardo Ortiz, instituiu o “Dia de Yonezawa” em Taubaté. Essa atitude provocou, no ano de 2004, a chegada de uma comitiva da própria cidade de Yonezawa que visitou o município do Vale do Paraíba conhecendo os principais pontos da cidade. O fato marcou a primeira visita dos japoneses a Taubaté após a promulgação da Lei que homenageia a cidade de Yonezawa (Yamagata – Japão).
“Todos sabem que eu sou morador da Independência e que tenho um enorme carinho pelo bairro. E, coincidentemente na continuação de minhas pesquisas sobre a vinda dos japoneses a nossa cidade me deparei com a informação de que no ano de 1924, o Sr. Takeo Hatori, engenheiro agrônomo, veio para se estabelecer em uma fazenda de 23 alqueires no bairro conhecido, na época, como “As caveiras”, onde hoje é o bairro da Independência, ou seja, meu bairro. E, por isso, me encho de orgulho com esses fatos e quero dar orgulho para eles também, por meio de reconhecimento cultural e outras homenagens”. (Ver. Guará Filho – PR).
É importante ressaltar que a Lei Orgânica do Município, no artigo nº 168, inciso XII, prevê que a Prefeitura deve incentivar e comemorar a festa da imigração japonesa, e, diz textualmente:
ART. 168 – Constituem patrimônio cultural do município de Taubaté, entre outros, que deverá ser incentivado:
– XII. A festa da Imigração Japonesa
Para finalizar, o Vereador Guará Filho (PR) ressalta que a população taubateana só tem a ganhar com o estreitamento do relacionamento de Taubaté com cultura japonesa.
“Portanto, temos valorizar este vinculo do nosso município com o povo japonês, em especial, com a cidade de Yonezawa. Por isso, estou pedindo que a Prefeitura de Taubaté disponibilize em seu site informações sobre Yonezawa e também sobre a Declaração Conjunta de cidades irmãs. Além de pedir, que o Executivo, juntamente com a Associação Cultural Nipo-brasileira de Taubaté, organize e realize eventos e atividades comemorativas ao centenário de imigração”. (Ver. Guará Filho – PR).