Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Vereador realiza moção de apelo para que “Projeto de Trem Intercidades” se efetive na RMVALE

Vereador realiza moção de apelo para que “Projeto de Trem Intercidades” se efetive na RMVALE

Guará Filho (PR) direcionou o pedido ao Governo Federal para seja feita a liberação das áreas ferroviárias, e com isso, o Estado de SP coloque em pratica o Projeto.
Na Sessão da última segunda-feira, 4 de setembro, os vereadores da Casa Legislativa taubateana aprovaram, de forma unanime, uma moção de apelo de autoria do Vereador Guará Filho (PR) que trata sobre o “Projeto de Trem Intercidades”, e, exige rapidez do Governo Federal em realizar a liberação das áreas entorto da linha férrea de domínio da União para que o planejamento seja finalizado e assim as obras se iniciem, o mais breve possível.
“O projeto do trem intercidades será uma evolução no quesito de mobilidade, trafego e transportes na nossa região e não conseguimos entender a demora na liberação das áreas da União. O Presidente Michel Temer havia se comprometido que em julho deste ano as concessões já estariam prontas, e até agora nada, por isso protocolei essa moção de apelo pela brevidade do processo”. (Ver. Guará Filho – PR).
Vale ressaltar que o Projeto do Trem Intercidades interligará as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista e será incluído no programa de concessões da União. O Projeto é avaliado em cerca de 5 bilhões de dólares, a receber financiamento do BNDES. O trem correrá um trajeto de 135 kilometros no total, contará com nove estações e com expectativa de atender até 60 mil passageiros, por dia.
“Imagino o quanto poderíamos desafogar a Rodovia Presidente Dutra, diariamente, assim como também a Rodovia Carvalho Pinto. Precisamos cobrar firmemente para que esse Projeto não se perca por entraves burocráticos e/ou político-partidário e seja oficializado dentro da necessária rapidez, pois oportunizará melhor qualidade de transporte a milhares de cidadãos paulistas, e gerará um número infinito de empregos diretos e indiretos”. (Ver. Guará Filho – PR).
O projeto completo prevê que haverá estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso, ou seja, a população da RMVALE será beneficiada diretamente com a execução do Projeto.