Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

TV Cultura exibe telefilme de Ugo Giorgetti com Lígia Cortez e Suzana Alves

TV Cultura exibe telefilme de Ugo Giorgetti com Lígia Cortez e Suzana Alves

Vai ao ar na faixa Cine Brasil, no sábado (27/5), às 23h30

Neste sábado (27/5), às 23h30, a faixa Cine Brasil traz um telefilme assinado pelo cineasta Ugo Giorgetti: A Cidade Imaginária. Ambientada nas últimas décadas do século XIX, a produção traz à tona os dilemas, medos e anseios vividos por imigrantes italianos na véspera de sua chegada a São Paulo, terra até então desconhecida por eles.

Fugindo àquilo que normalmente acontece em filmes sobre imigração, que costumam abordar a vida dos imigrantes em seu novo país, A Cidade Imaginária se passa justamente na noite que antecede o desembarque de italianos em São Paulo, quando eles já estão atracados no porto à espera de, finalmente, vislumbrarem seu futuro.

Embora fictício, o média-metragem trata das reais dúvidas, indagações, hesitações, medos e angústias geradas pelo desconhecido. Além disso, ao longo do filme, desfilam as informações incorretas, sonhos e visões fantásticas de pessoas que saíram de suas terras com pouco ou nenhum esclarecimento sobre o seu destino.

A Cidade Imaginária também traça uma série de perfis dos imigrantes, desde a maioria, formada por camponeses iletrados, até os primeiros anarquistas, os aventureiros e as cantoras de ópera à procura de oportunidades.

O elenco do filme conta com nomes do teatro paulista como Lígia Cortez, Helio Cícero, Duda Mamberti, Suzana Alves e Flávio Tolezani. A produção é da SP Filmes de São Paulo.

A CIDADE IMAGINÁRIA

Ficha Técnica

Direção: Ugo Giorgetti

Ano: 2013

Origem: Brasil

Duração: 52 minutos

Elenco principal: Lígia Cortez, Helio Cícero, Duda Mamberti, Suzana Alves, Flavio Tolezani, Cris Rocha, Luti Angelelli, Marcos de Andrade, Gabriela Westphal e Andrea Tedesco

Classificação: Livre