Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Tradicional Bloco Chitaiada abre o Carnaval de Caçapava

Tradicional Bloco Chitaiada abre o Carnaval de Caçapava

Na sexta-feira, dia 9, o Bloco Chitaida abre o carnaval de Caçapava a partir das 19h na concentração do Galpão do Mercado Municipal, com saída prevista para às 20:30 horas em direção à Praça da Bandeira, seu trajeto inicial. Na sequência, seguirá ao Clube Recreativo Jequitibá com previsão de chegada para às 23:00 horas.
Chitaiada é um bloco criado há 11 anos, aberto a todos que circula pela região central de Caçapava na abertura do desfile municipal. Sua tradição é abrir na sexta-feira o desfile de carnaval na Cidade Simpatia.
O diferencial do Bloco são as marchinhas de composições próprias, os bonecões com figuras folclóricas, lendárias como o cantor e compositor JB Santos, e o palhaço Cantinflas. Pessoas que fizeram a história em Caçapava são também lembradas, como o carnavalesco, escritor e jornalista Ruy do Pandeiro; e o mais antigo vendedor de tecidos da cidade o Senhor Irineu Robim, tradicional com as chitas, tecido tradicional do bloco. A escolha da Chita como tecido oficial do bloco se deve às colorações e estampas. Com isso, o bloco auxilia a movimentar o comércio local, pois gera o consumo do tecido pelos foliões, e gera renda às costureiras na confecção das fantasias.
A participação no Chitaiada é gratuita, apenas pedimos aos foliões que venham vestidos de chita, para manterem a tradição.