Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté tem 4ª morte por influenza

Taubaté tem 4ª morte por influenza

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma a quarta morte por influenza este ano. A vítima é um homem de 58 anos, cujo óbito ocorreu no dia 10 de março. Houve confirmação para Influenza B.
O número de casos confirmados de influenza também aumentou. Balanço atualizado indica que são 22 casos, dos quais 1 para H1N1, 7 para H3N2 e 14 para Influenza B.
Quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
De acordo com o Ministério da Saúde, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 10 de abril a 19 de maio de 2017, sendo 06 de maio, o dia de mobilização nacional. Taubaté atingiu 101,95% de cobertura vacinal de seu público-alvo na campanha do ano passado.