Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté sobe no ranking de cidades que contribuem para crescimento do PIB estadual

Taubaté sobe no ranking de cidades que contribuem para crescimento do PIB estadual

Taubaté melhorou sua participação no valor adicionado da indústria dos 20 municípios com maior contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada recentemente pelo Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
Entre 2002 e 2014, a cidade subiu cinco posições, de 15º (1,3%), para 10º lugar, com 1,5% da riqueza.
Em termos gerais houve desconcentração do valor adicionado da atividade industrial no Estado, haja vista que os 20 maiores municípios, que em 2002 detinham 61,3%, diminuíram essa proporção para 52,8%, em 2014.
Essa desconcentração está associada à retração, nesse mesmo período, da participação da capital no valor agregado da indústria (de 22,8% para 19,0%) e da região do Grande ABC (de 9,4% para 7,5%), reflexo da reestruturação produtiva, e de sua crise, que repercute intensamente no até então carro-chefe industrial, a cadeia produtiva automobilística.
Na participação do PIB total, Taubaté também subiu de 18º para 16º, mas manteve o percentual de 0,8%.
Hoje o município possui sete distritos industriais, com 8.781.646 m² de área para o setor e 127 empresas instaladas.
Em 2017, a Prefeitura promoveu a revitalização de seus distritos industriais, com serviços como complementação dos sistemas de drenagem, coleta de águas pluviais, recuperação de sarjetas, pavimentação, requalificação do pavimento asfáltico, requalificação das calçadas e ciclovias, além de substituição ou implantação da iluminação pública.
No ano passado, 14 empresas lançaram suas pedras fundamentais nos distritos industriais, além da Embraer e mais três fábricas que anunciaram suas ampliações das unidades que mantêm na cidade, e juntas devem gerar 2.139 empregos diretos.