Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté retoma coleta e agendamento de exames de laboratório

Taubaté retoma coleta e agendamento de exames de laboratório

A Prefeitura de Taubaté retomou ontem, dia 11, a coleta e o agendamento de exames laboratoriais eletivos.
A coleta vai acontecer de segunda a sexta-feira, no período da manhã, em 18 unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e em pontos de atendimento montados provisoriamente na Casa da Mãe Taubateana (referência – centro), UBS Mais Fazendinha (referência Três Marias) e UBS Mais Mourisco (referência Mourisco).
A prefeitura programou para os próximos três meses um mutirão com o objetivo de reduzir a demanda pela realização dos exames. Pacientes que estavam com exames agendados para os dias 29 e 30 de novembro, 1, 6, 7 e 8 de dezembro, receberão uma ligação para fazer a coleta em data e horários determinados.
Quem precisar agendar um exame também deve procurar os mesmos locais. O agendamento será realizado de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

Em caso de dúvida, os pacientes podem procurar suas unidades de saúde de referência, assim como a Ouvidoria da Saúde, localizada à avenida John Kennedy, 488, Jardim das Nações (telefones 3632-2040 ou 3632-2244).
A empresa CientíficaLab assumiu em 29 de novembro a realização dos exames laboratoriais em Taubaté. O contrato assinado pela prefeitura com a CientíficaLab tem valor anual de R$ 8,85 milhões e vai permitir a realização de 1.481.405 exames neste período. Isto representa um acréscimo de 39,6% na demanda de exames em Taubaté. Em 2016, por exemplo, foram realizados 1.060.542 exames laboratoriais no município.
O novo contrato prevê a disponibilização dos resultados dos exames na internet para que possam ser visualizados pelo paciente e/ou unidade solicitante. Em médio prazo, também está previsto o agendamento dos exames na própria unidade.

Pontos de coleta provisórios

Centro
Local – Casa da Mãe Taubateana (rua Benedito Cursino dos Santos, 202, ao lado da Policlínica)
Referência para os bairros – Baronesa, Belém, Bonfim, Cidade Jardim, Chácaras Reunidas, Independência, Novo Horizonte, Quiririm, Santa Fé, Pinheirinho, Vila Velha, Registro

Três Marias
Local – UBS Mais Fazendinha (rua 31, nº 50, Parque Três Marias)
Referência para os bairros – Ana Rosa, Bosque da Saúde, Imaculada, Paduan, Santo Antônio, São João, São Pedro, Vila São Carlos, Vila São José, Três Marias

Mourisco
Local – UBS Mais Mourisco (avenida Santina Alvissus Fernandes, s/nº, Jardim Mourisco)
Referência para os bairros – Aeroporto, Estiva, Iapi, Jardim Resende, Mourisco, Planalto, Santa Isabel, Vila Marli, São Geraldo, Jaraguá, Gurilândia

Unidades de ESF Coletoras

1 – Água Quente
2 – Ana Rosa
3 – Barreiro
4 – Chácara Silvestre
5 – Esplanada Santa Teresinha
6 – Estoril
7 – Marlene Miranda
8 – Monjolinho
9 – Novo Horizonte
10 – Paiol
11 – Piratininga
12 – Planalto
13 – Santa Isabel
14 – Santa Teresa
15 – São Geraldo
16 – São Gonçalo
17 – Vila São José
18 – Vila Marli