Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté programa ADL de inverno para combate ao Aedes aegypti

Taubaté programa ADL de inverno para combate ao Aedes aegypti

Agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté iniciam na segunda-feira, dia 3, a ADL (Análise de Densidade Larvária) de inverno para monitorar o índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti no município.
Para isto, seis equipes estarão distribuídas nas seis áreas nas quais Taubaté foi dividida, com a meta de vistoria de 600 imóveis cada. Durante a ADL são coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade.
Os resultados obtidos geram o IB (Índice Breteau), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue.
O trabalho de controle é realizado, normalmente, nos meses de janeiro, julho e outubro.
A Secretaria de Saúde de Taubaté reforça a necessidade de conscientização da população, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Taubaté fechou o primeiro semestre de 2017 com 52 casos positivos autóctones e um caso importado de dengue. No mesmo período do ano passado foram registrados 3.263 casos positivos autóctones e um caso importado, além de três mortes confirmadas.
Entre janeiro e junho deste ano o município também soma quatro casos importados de chikungunya. Não há registro de zika vírus até o momento. No mesmo período de 2016 foram dois casos importados de chikungunya e um caso importado de zika.
Confira as regiões e bairros que serão vistoriados pelos agentes na ADL de inverno.
Área 01
Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.
Área 02
Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida
Área 03
Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos
Área 04
Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro
Área 05
Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre
Área 06
Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda