Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté lança mobilização para prevenção de casos de influenza

Taubaté lança mobilização para prevenção de casos de influenza

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté iniciou neste mês uma mobilização para a prevenção de casos de influenza no município. O alerta antecipado em Taubaté se deve à identificação de três tipos de vírus em circulação no início deste ano e casos de morte confirmados.
De janeiro até agora são 19 casos confirmados, dos quais um para H1N1, sete para Influenza H3N2 e 11 para Influenza B. Foram registradas três mortes, das quais um homem de 20 anos (Influenza B), uma mulher de 86 anos (Influenza B) e uma mulher de 50 anos (H3N2). As vítimas já eram portadoras de doenças associadas e tiveram os quadros de saúde agravados pelos vírus.
No ano passado foram registrados em Taubaté 56 casos, dos quais 45 de H1N1 e 11 de Influenza B. Não houve registro de casos de H3N2.
Quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.
Profissionais de saúde passarão por um treinamento no próximo dia 29 com o objetivo de agilizar os fluxos de atendimento a casos suspeitos nas unidades de urgência e emergência e da atenção básica. Um modelo resumido do treinamento estará disponível em vídeo para maior difusão.
Representantes de laboratórios, igrejas, escolas, sindicatos e clubes de serviço, entre outros, já receberam da Vigilância Epidemiológica amostras de materiais informativos que podem ser reproduzidos para melhor orientação à população. Estudantes de cursos de medicina, enfermagem e técnicos de enfermagem, entre outros, serão convidados a participar da mobilização.
As redes sociais também serão empregadas como ferramenta de cidadania para ampliar a divulgação das dicas de prevenção.
A Prefeitura de Taubaté mantém em seu portal um hotsite com informações e dicas de prevenção contra a gripe. O internauta pode acessar o link http://www.taubate.sp.gov.br/h1n1 e buscar dados relacionados à doença, como se dá sua transmissão, sintomas, medicamento e tratamento adequados, além dos cuidados necessários.
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
De acordo com o Ministério da Saúde, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 10 de abril a 19 de maio de 2017, sendo 6 de maio, o dia de mobilização nacional. Taubaté atingiu 101,95% de cobertura vacinal de seu público-alvo na campanha do ano passado.