Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté ganha nova produtora audiovisual para produção de curta metragens

Taubaté ganha nova produtora audiovisual para produção de curta metragens

O lançamento do Coletivo Audiovisual TTE Filmes, será no sábado, 15, com a exibição de cenas e de vídeos produzidos; a intenção é pesquisar a linguagem cinematográfica e gerar ideias para a produção de curtas
Taubaté tem história em produções cinematográficas desde Mazzaropi, e já figura no cenário audiovisual com produções locais de qualidade, principalmente na internet. Agora, a cidade ganha mais uma iniciativa. Com objetivo em produções locais, o coletivo – encabeçado pelo ator e preparador de elenco Alexandre Fortes e o pelo roteirista e dramaturgo Jefferson Machado – nasce com o objetivo de produzir conteúdo cinematográfico com atores e produtores locais, com foco no mercado nacional.
“A ideia surgiu depois de participar de alguns curtas em São Paulo. Foi quando percebi que o Vale do Paraíba tem tudo para fazer acontecer, têm bons roteiristas, atores e técnicos”, conta Fortes. O processo todo foi produzido pela Cia BalakkoBacco de Teatro, do qual Alexandre é gestor e, a partir disso, ele percebeu que era necessário agregar mais profissionais de cinema ao projeto.
“Foi quando desenvolvi, a partir de estudos com grandes nomes da dramaturgia, uma metodologia de preparação de elenco para cinema, chamado “Autoconsciência Emoção e Ação”, tendo como base a Bioenergética, preparando os atores da região que até então, não tinham contato com a interpretação para câmera”.
A partir desse treinamento, realizado com uma primeira turma durante o ano de 2016, gerou uma série de cenas, e dois vídeos, que podem ser vistos como uma tentativa dar início a produção de curta metragem, estes dois serão apresentados durante o lançamento do Coletivo Audiovisual, que acontece neste sábado, dia 15, às 18 horas, no Estúdio de Fotografia Diego Migotto.
O evento, exclusivo para convidados, vai reunir figuras importantes do setor audiovisual do Vale do Paraíba, além dos alunos participantes e interessados em trabalhar com cinema.
A produtora, que já conta com um roteirista, fotógrafo, diretor, diretor de som, atores e um preparador de elenco, pretende agregar novos profissionais ao coletivo cinematográfico, para que num futuro próximo as produções locais possam ganhar espaço no cenário audiovisual.
Jefferson Machado também é outro profissional envolvido no projeto. Após terminar no Rio de Janeiro uma pós em roteiro para Cinema e TV, foi selecionado para a Master Class 4 do autor de novelas Aguinaldo Silva e ficou entre os finalistas em um concurso de web séries do mesmo autor. “Eu acredito no potencial artístico da região, o importante agora é investir na técnica para a produção de material com qualidade dando a oportunidade dos artistas de participarem e exibirem seus talentos”, comenta Machado.
“Este evento vai marcar o lançamento do Coletivo, dos filmes já produzidos no primeiro treinamento e, em breve, lançaremos um novo treinamento, além de uma plataforma na internet para a divulgação dessas produções”, adiante Fortes. Para mais informações sobre a Coletivo AudiovisualTTE Filmes e interessados em participar do evento, é necessário ligar para o telefone (11) 99995-0709.