Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté faz ações de prevenção ao Aedes aegypti

Taubaté faz ações de prevenção ao Aedes aegypti

O CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté articula uma série de ações a serem retomadas em fevereiro para estimular a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O reforço nas ações de prevenção ocorre após a divulgação do resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária) de janeiro de 2018, que atingiu 6,7 pontos no IB (Índice Breteau). De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.
Na tarde desta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, agentes do CAS promovem a nebulização da avenida do Povo, que será palco do Carnaval em Taubaté. Na tarde de sábado está previsto o desfile do bloco Vai Quem Quer, com chegada na avenida.
O CAS também retoma no início do ano letivo a parceria com as escolas da rede municipal para a realização de palestras sobre o mosquito, bem como vistorias nas unidades em busca de criadouros.
As ações de campo dos agentes têm continuidade neste mês, com maior atenção para a área 1, composta por bairros mais populosos e que apresentou IB de 10-2.
Outra parceria importante foi a do Sindareia (Sindicato das Indústrias de Extração de Areia), responsável por fornecer sacos com cerca de 800 gramas de areia que poderão ser utilizadas nos vasos para evitar a formação de poças d´água. Um primeiro lote com 1.000 sacos será enviado para o CAS a fim de ser distribuído para escolas e colocado à disposição da população.