Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Secretaria de Mobilidade instala semáforo na Independência

Secretaria de Mobilidade instala semáforo na Independência

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté instalou nesta sexta-feira, dia 29 de dezembro, um semáforo na avenida Independência, na altura do nº 574. A intervenção visa dar mais segurança ao cruzamento de pedestres neste trecho da avenida, nas proximidades do Banco do Brasil.
A lombada eletrônica que havia no local foi retirada e será instalada no início de 2018 na avenida São Pedro.
Foram realizadas este ano instalações de semáforos em outros pontos estratégicos do município pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Entre eles estão a avenida dos Bandeirantes (em frente ao Pamo São João), avenida Marilac e no acesso para o viaduto da rua Jacques Félix.
Estas e outras intervenções colaboraram para uma redução de 13% nos acidentes de trânsito no período entre janeiro e novembro em Taubaté. Foram 2.067 ocorrências em 2016 e 1.803 registros no mesmo período de 2017.
Já as mortes no trânsito municipal e nas estradas que cortam Taubaté tiveram queda de 28% entre janeiro e novembro, de acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo). O número reduziu de 43 para 31 no mesmo período deste ano.
A Secretaria de Mobilidade Urbana trabalha para reduzir ainda mais os índices de mortes de ciclistas e pedestres. Para isto, é necessário aumentar a consciência destes usuários da via de que eles são os mais vulneráveis no trânsito, que devem redobrar a atenção ao se deslocarem e, principalmente, respeitar as condutas de segurança estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, através de ações de educação para o trânsito.
Há a necessidade também de investimentos em infraestrutura para ciclistas e pedestres, com a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, e a adequação de calçadas. A Prefeitura de Taubaté firmou convênio com o Detran-SP e R$ 1,2 milhão serão investidos em educação para o trânsito e em sinalização viária no ano de 2018, dentro do programa Movimento Paulista de Segurança Viária.