Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Reunião define ações para aperfeiçoamento do projeto que proíbe pulverização

Reunião define ações para aperfeiçoamento do projeto que proíbe pulverização

Deputado Padre Afonso, à esquerda, na reunião com representantes dos setores de aviação agrícola, indústrias de defensivos agrícolas e apicultores

O mapeamento georeferencial de colmeias e a utilização de aplicativo para que as operações sejam comunicadas e as informações compartilhadas entre produtores, empresas de aviação agrícola e apicultores são definições que resultaram de uma reunião realizada na última quarta-feira, dia 28, no gabinete do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O objetivo do encontro foi debater os projetos de lei nº 405 e 406/2016, de autoria do parlamentar, que proíbem respectivamente a pulverização aérea e o uso e comercialização de alguns produtos utilizados para esse fim. “Estamos dialogando para construir uma proposta e para que, ao final, haja mais fiscalização e controle e o compromisso de reduzir a mortandade de abelhas”, disse Padre Afonso.
Algumas ações foram definidas para serem cumpridas durante o mês de julho, visando se chegar a um consenso sobre as proposituras. Padre Afonso inclusive, não descarta a possibilidade de retirá-las da pauta, caso haja um bom acordo entre as partes. “Não vejo nenhum problema nisso desde que a questão seja equacionada e o elo mais fraco, que são as abelhas e os apicultores, não continuem sendo sacrificados”, aponta o parlamentar.
A realização de reuniões de conscientização e de uma experiência-piloto junto a fazendas de laranja no Estado visando promover a aproximação entre defensores da pulverização aérea e apicultores, são algumas das ações propostas e que deverão ser implementadas nesse período.