Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Relatório cobrando providências para RM Vale é entregue a Secretário Estadual de Saúde

Relatório cobrando providências para RM Vale é entregue a Secretário Estadual de Saúde

Documento foi elaborado pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV) com base em mapeamento realizado pelo Fórum Regional Permanente de Saúde
O grande número de pacientes que aguardam por vaga de internação e de UTI, que estão na fila para realização de cirurgias, que lutam para conseguir a marcação de exames ou que simplesmente tentam um atendimento com médico especialista são alguns dos problemas que compõem o relatório entregue pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) ao secretário estadual de saúde, Dr. Davi Uip, na tarde de sexta-feira, dia 7, em reunião na capital paulista.
Padre Afonso classificou como positivo o encontro na Secretária Estadual de Saúde. “Saio com a certeza de que o nosso empenho está valendo a pena. O secretário Davi Uip assumiu conosco o compromisso de promover de maneira organizada os mutirões de cirurgias para suprir essa demanda reprimida de Taubaté e municípios vizinhos”, explicou o deputado. “O secretário nos prometeu ainda acelerar as obras do AME, projetando uma data para inaugurá-lo”, completou.
Além do Secretário Davi Uip e do deputado Padre Afonso Lobato, participaram da reunião o deputado Davi Zaia (PPS), o coordenador de regiões de saúde, Benedito Borges; o assessor da secretaria de saúde de SP, Luiz Melo; o coordenador de gestão orçamentária e financeira da secretaria de SP, Aloisio Vieira; o secretário de saúde de Taubaté, João Ebram, a diretora do Pronto Socorro Municipal de Taubaté, Rosa Celano; o prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel (SD).

Mobilização

Segundo o parlamentar, o próximo passo será mobilizar os prefeitos dos municípios da região para apresentar propostas pontuais de melhoria para a saúde. “O Secretário Davi Uip disse que busquemos juntos soluções para os equipamentos que temos em Cruzeiro, Lorena, Aparecida e Guará. Dessa forma, poderemos melhorar a saúde naquela região e, como consequência, desafogar o gargalo que se formou na saúde de Taubaté”, disse Padre Afonso.
“Vou conversar com Fred (Guidoni, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RM Vale e prefeito de Campos do Jordão) para que possamos montar uma força tarefa. Saúde é um tema com o qual eu lido há anos e que me preocupa muito. Os problemas precisam ser tratados como prioridade. Saúde não pode ter partido”, ressaltou o deputado do PV. “Minha missão é cobrar quem precisa ser cobrado e mediar a discussão de soluções concretas”, completou.

Diagnóstico

Os problemas foram mapeados durante a realização do Fórum Regional de Saúde, que reuniu prefeitos, vereadores e secretários de saúde de diversos municípios da região, além de conselheiros de saúde e a população em geral, entre maio e junho deste ano, em São José dos Campos, Guaratinguetá e Taubaté. Nos encontros foi levantada ainda a necessidade de regularizar aportes financeiros para os programas Pró-Santa Casa e Santas Casas Sustentáveis.