Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Prefeitura atende pedido de vereador taubateano e define data para mutirão da saúde na cidade

Prefeitura atende pedido de vereador taubateano e define data para mutirão da saúde na cidade

Guará Filho (PR) solicitou que o Executivo realizasse o mutirão para resolver os pedidos atrasados e acumulados de exames laboratoriais, ainda neste ano.
A Prefeitura Municipal de Taubaté tomou ciência de um pedido do vereador Guará Filho (PR) que pedia uma solução para os atrasos dos exames laboratoriais da rede municipal de saúde, que na época era realizada pelo Grupo LabClim Diagnósticos, e estavam acumulados. A proposta do parlamentar taubateano era que o Executivo Municipal organizasse um mutirão de saúde para que a LabClim não viesse a prejudicar tanto a população.
Tal Grupo LabClim, que era a responsável pelos exames laboratoriais do município, foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal, devido à demora na realização dos exames, na divulgação dos resultados dos mesmos, e, na qualidade do serviço prestado. Após a solicitação do vereador Guará, e todo imbróglio envolvendo os trabalhos do Grupo LabClim, a Prefeitura de Taubaté rompeu o contrato com a empresa, abriu uma nova licitação e contratou a empresa CientíficaLab para prestar este novo serviços para a população.
Ao anunciar oficialmente a nova empresa prestadora de serviços de exames laboratoriais, o Executivo taubateano, atendendo ao pedido de Guará Filho (PR), também oficializou um mutirão de saúde para colocar em dia os exames atrasados da cidade.
“Fiquei muito feliz de saber que o Prefeito Ortiz Junior atendeu o nosso pedido. Fomos procurados inúmeras vezes, e, era desesperador ver a situação que a população taubateana estava passando. Casos emergenciais que precisavam de atenção não estavam tendo a devida importância por parte da antiga empresa.
Por isso, acredito que o mutirão vai melhorar e muito a saúde dos munícipes que estavam precisando a tanto tempo”. (Ver. Guará Filho –PR).
Segundo a Prefeitura de Taubaté, a partir de 11 de dezembro, um mutirão para adequar a demanda de exames laboratoriais no município será realizado. Pacientes com exames já agendados com datas a partir de 29 de novembro serão avisados por telefone da data em que deverão comparecer para a coleta.
O mutirão está previsto para ocorrer nas seguintes unidades: UBS+ Fazendinha, Pamo Mourisco e na Casa da Mãe Taubateana. Taubaté também vai ampliar a quantidade de postos de coleta com este novo contrato. Serão 21 pontos ao todo, entre os quais três laboratórios montados pela empresa na região central, do Mourisco e do Três Marias, além de 18 unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família).
“É importante que toda população fique atenta as informações nos veículos de comunicação, em nossas redes sociais, e também diretamente na Câmara, pois será importante realizar todo cronograma certinho, cumprindo as datas e entrega de documentos necessários”. (Ver. Guará Filho –PR).
O contrato assinado com a CientíficaLab tem valor anual de R$ 8,85 milhões e vai permitir a realização de 1.481.405 exames neste período. Isto representa um acréscimo de 39,6% na demanda de exames em Taubaté. Em 2016, por exemplo, foram realizados 1.060.542 exames laboratoriais no município.
O novo contrato prevê a disponibilização dos resultados dos exames na internet para que possam ser visualizados pelo paciente e/ou unidade solicitante. Em médio prazo, também está previsto o agendamento dos exames na própria unidade. Vale ressaltar que nos dias 29 e 30 de novembro, 1, 6,7 e 8 de dezembro, a coleta de exames eletivos estará suspensa no município. Durante este período, serão realizados apenas exames nas unidades de urgência e emergência.