Search
segunda-feira 23 outubro 2017
  • :
  • :

PIB agropecuário registra maior alta em 21 anos

Com o avanço de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, o setor agropecuário voltou a registrar bons números no período. Medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do setor cresceu 13,4% na comparação com o último trimestre do ano passado, no melhor desempenho em termos trimestrais desde 1996.
Os números reforçam o aumento da produção e da geração de empregos no campo em função da expectativa de supersafra e da retomada das compras de maquinário após a liberação de recursos para programas federais de financiamentos, como o Moderfrota.
Puxada pela perspectiva de uma supersafra e diante das reformas econômicas, que se traduzem em maior credibilidade na economia, a agropecuária conseguiu atingir uma produção recorde.
Apenas entre janeiro a março, o setor gerou R$ 93,402 bilhões em riqueza para o País, ante os R$ 52,871 bilhões registrados no trimestre imediatamente anterior.
Um dos setores mais importantes da economia, a agricultura deve registrar neste ano uma safra recorde de grãos. A projeção é que a colheita chegue a 232 milhões de toneladas, aumento de 24,3% em relação à temporada passada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).