Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

O verão já começou: confira 10 doenças recorrentes na estação

O verão já começou: confira 10 doenças recorrentes na estação

O verão começou oficialmente nesta quinta-feira (21), às 14h28, horário de Brasília. A estação pede uma alimentação equilibrada e funcional.
Com o calor, é preciso pensar em consumir nutrientes que hidratem, reponham as energias e regulem a temperatura corporal. Tem a ver com o clima o fato de estarmos todos mais expostos durante a nova estação.
Doenças típicas de verão, a princípio, são rotinas já conhecidas e não são muito graves. Mas nem por isso se deve permitir a entrada delas no meio das férias, arruinando a oportunidade de descansar e aproveitar os longos dias de folga e calor.
Confira 10 doenças recorrentes na estação e como se prevenir delas:
1 – Desidratação
Para repor a água perdida no verão pela transpiração, é importante beber entre 1,5 e 2 litros de água, sucos e afins por dia. Como também se perde sódio e potássio com o suor, além de beber água também vale apostar nos isotônicos (para quem pratica atividade física, especialmente) e água de coco, um alimento nutritivo.
2 – Micose
Trata-se de uma doença de pele causada por fungos – e pode atingir unhas, pele e até o couro cabeludo. Enxugar bem o corpo após o banho, não pisar descalço em áreas públicas como vestiários e piscinas e não usar roupas, toalhas ou artigos pessoais, como esponjas, que estejam úmidos ou que sejam desconhecidos. O melhor é usar roupas e calçados leves, que não retêm suor, e evitar também o contato com água e sabão de forma prolongada, porque isso pode afetar a defesa natural do organismo.
3 – Insolação
Esse é o termo popular para descrever as consequências do aumento da temperatura do corpo pela exposição excessiva ao sol, calor e umidade. Os sintomas variam: em casos leves, pode causar dor de cabeça, fraqueza, tonturas e temperatura do corpo elevada; nos mais graves, pode ocorrer perda da capacidade motora, de consciência e convulsões. A prevenção está em evitar tomar sol em excesso – principalmente entre 10h e 16h. Também é importantíssimo não praticar exercícios físicos sob o sol forte e ingerir líquido para evitar a desidratação. Reconhecer os sinais de insolação ajuda a não tornar o quadro pior.
4 – Bicho geográfico
É nas fezes de cães e gatos que se encontra o parasita responsável pela doença. Como algumas pessoas levam animais à praia, a areia acaba se tornando um foco de contaminação – sendo os pés o alvo mais fácil, mas mãos, pernas, nádegas e barriga também podem ser afetados. Sempre que possível, circule pela areia de chinelos e use toalhas ou cangas para sentar no chão. Ou, depois, lave a pele com água doce e fria. E colabore não levando bichos na praia, claro!
5 – Intoxicação alimentar
Esse mal pode ser causado por diversos microrganismos que se proliferam em alimentos mal passados ou mal conservados – e podem ter “efeito” rapidamente, quando as bactérias já estão presentes no alimento, ou levar mais tempo, quando a bactéria coloniza o intestino. Sintomas como vômito e diarreia podem levar dias ou semanas para desaparecer). Evitar comidas duvidosas, assim, pode salvar um verão.
6 – Dengue
Combater os focos de água parada é a primeira frente de batalha. Saindo de férias para hotéis e casas de aluguel, vale fazer uma varredura no entorno para perceber se o problema dos pernilongos é grande. Além disso, o que se pode fazer é investir em telas e mosquiteiros nas janelas e na cama das crianças e usar repelentes, aplicando sempre conforme as recomendações da embalagem.
7 – Brotoeja
É preciso estar alerta para as doenças causadas pelo calor excessivo também no que compete à pele – como o aparecimento das brotoejas.
Essas irritações são causadas pelo bloqueio dos poros, por onde a pele elimina o suor. E, cruéis, elas afetam especialmente os bebês, que além das pequenas feridas, podem sentir coceira e ardor. A prevenção, portanto, é evitar situações que provoquem mais calor e suor abundante. É bom deixar as crianças com roupas bem leves (ou, às vezes, sem roupa mesmo), como de algodão, tecido que “respira”. Os bebês precisam disso e de cuidado extra com o uso de fraldas – com maior frequência de trocas.
8 – Fitofotodermatose
O nome correto é difícil, mas dá para resumir: são queimaduras como aquelas que mancham a pele quando usamos limão sob o sol. A fitofotodermatose ocorre cerca de 24 horas depois de uma substância – presente nas frutas, mas também em outras plantas, perfumes, cosméticos – tocar a pele e receber a radiação solar, detonando um processo inflamatório. A queimadura, que pode até causar bolhas, se torna uma mancha marrom e leva um bom tempo para curar (podendo necessitar de medicamentos). A prevenção? Ficar longe dos cítricos e de produtos que usem esse tipo de componente quando for se expor ao sol – ou, no caso de manipular as frutas, lavar muito bem a pele com sabonete.
9 – Otite
A dor aguda no ouvido é indicativo da infecção. No verão, quando muitos estão às voltas com piscinas, ela se torna mais comum. É recomendável, então, evitar a umidade no ouvido, secando com a toalha depois da brincadeira – mas nunca fazendo uma limpeza forte e sem usar hastes flexíveis. No caso dos bebês, os ouvidos só devem ser lavados em dias alternados e inclinando a cabeça para permitir que a água entre no ouvido e suavize o cerume, o acúmulo de cera, saindo depois.
10 – Conjuntivite
Olhos avermelhados e lacrimejantes, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada e sensação de ter areia nos olhos. Os cuidados precisam ser intensos no verão, quando os casos aumentam. Para não ser contaminado, lave as mãos e o rosto com frequência, evite coçar os olhos e não compartilhe objetos pessoais, lençóis, travesseiros e toalhas, assim como maquiagem.