Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

O Mesa Brasil Sesc Taubaté homenageia os feirantes no Mercado Municipal

O Mesa Brasil Sesc Taubaté homenageia os feirantes no Mercado Municipal

O Sesc Taubaté promove, hoje quinta-feira, dia 24, às 9h, uma atividade especial no Mercado Municipal de Taubaté, em comemoração ao Dia do Feirante, comemorado no dia 25 de agosto.
A intervenção artística “Super Liga Contra o Desperdício”, com a Cia do Sol, irá homenagear os doadores, de maneira a chamar a atenção de outras pessoas para o gesto dos feirantes. A ação é uma forma divertida de reconhecer os verdadeiros heróis do Programa Mesa Brasil, que contribuem com doações formando uma grande corrente social contra a fome.
Além de registrar o agradecimento, serão entregues livro com receitas de aproveitamento integral dos alimentos para os doadores.
A atividade é desenvolvida pelo Programa Mesa Brasil Sesc, que é realizado pela unidade de Taubaté desde 2004. O Programa integra empresas, instituições sociais e voluntários em um esforço conjunto para evitar que alimentos ainda próprios para consumo sejam descartados. Atualmente, entrega os alimentos nas cidades de Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Guaratinguetá.
Criado em 1994 pelo Sesc São Paulo, o objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Em suma, retira onde sobra e distribui onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os pólos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. No último mês, contabilizou-se aproximadamente 23 mil quilos de alimentos arrecadados pelo Programa e distribuídos para cerca de 5 mil pessoas na região atendida pela Unidade.
Nestes treze anos de Mesa Brasil Sesc na unidade de Taubaté, sempre houve a colaboração dos feirantes do Mercado Municipal. Hoje o programa atende trinta e nove Instituições Sociais.