Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Irmandade de Taubaté completa 141 anos

Irmandade de Taubaté completa 141 anos

A Irmandade de Misericórdia de Taubaté, que atualmente funciona como um centro de convivência para idosos, promovendo a qualidade de vida e o bem estar físico e social do público da melhor idade, comemorou 141 anos no sábado, dia 25.
O compromisso com a comunidade e com a saúde dos munícipes começou muitos anos atrás, em 1876, quando a Irmandade foi fundada pelo Vigário Dom José Pereira da Silva Barros para salvar a Santa Casa da cidade, o então Hospital Santa Izabel. Toda a história é contada no livro “Trajetória de um Compromisso”, lançado nos 140 anos da Irmandade de Taubaté e escrito pelo atual provedor, José Roberto dos Santos, que está à frente da entidade desde 1997. São fatos e relatos, inclusive pessoais, que vão desde a época da fundação do primeiro hospital de Taubaté junto ao largo do Convento Santa Clara, passando pelo moderno hospital na Avenida Tiradentes, até se tornar o centro de convivência para idosos que é hoje.
Além disso, a entidade desenvolve, desde 2005, um trabalho social em parceria com o Hospital Universitário de Taubaté, intitulado “Programa Viva o Bebê”. Esse trabalho é direcionado para todas as mães que dão à luz pelo SUS no Hospital Universitário, que recebem um kit assistencial com os materiais necessários para o cuidado dos primeiros dias de vida do bebê; tudo custeado pela Irmandade. Já foram mais de 20 mil atendimentos desde a criação do projeto.
Hoje, a entidade oferece atividades físicas e oficinas gratuitas ao público da melhor idade, todas monitoradas por professores altamente qualificados. São 16 atividades no total, entre elas musculação, hidroginástica, tai chi chuan, ioga, inglês, informática, etc.
Os interessados em conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pela Irmandade de Taubaté podem entrar em contato pelo telefone (12) 3632 4423. O livro “Trajetória de um Compromisso” também encontra-se à venda na secretaria da entidade, que fica à Rua Portugal, 169, Jardim das Nações.