Search
domingo 23 julho 2017
  • :
  • :

Irmandade de Taubaté aposta em inclusão digital dos idosos

Foi observando o sucesso do curso de informática que surgiu a ideia de apostar em uma nova atividade para os idosos: técnicas de celular. Desde o final de 2016, a Irmandade de Misericórdia de Taubaté está com a nova modalidade em sua programação, que vem atraindo cada vez mais interessados.
As aulas de Técnica de Celular têm como objetivo a familiarização dos idosos com o aparelho de telefone móvel. Os alunos aprendem a realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens, criar e gerenciar contatos, programar alarmes, tirar fotos, fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos, navegar nas redes sociais, dentre outras atividades básicas.
Parece simples para quem já está acostumado com o mundo digital e vive ligado em aplicativos e redes sociais, mas a verdade é que para muitos alunos dessa faixa etária isso ainda é algo novo e diferente de tudo o que já fizeram. Por isso precisa ter paciência para lidar com a novidade e disciplina para aprender as técnicas e encarar a realidade. “É uma modalidade que auxilia o idoso a interagir melhor com o mundo moderno e a manter maior contato com a família. A maioria deles queria aprender a manusear melhor o aparelho para trocar mensagens com os filhos, netos e amigos”, conta o professor Paulo Cézar Pessanha Camarinha, que também coordena as aulas de informática na entidade.
As aulas de Técnica de Celular acontecem todas as terças-feiras. Além dessa modalidade, a Irmandade de Taubaté disponibiliza uma série de atividades e cursos gratuitos aos idosos, como aulas de hidroginástica, musculação, pintura em tela, dança de salão, aeróbica, yoga, tai chi chuan, entre outros. A entidade fica na Rua Portugal, 169, Jardim das Nações. Mais informações pelo telefone (12) 3632 4423.