Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Importância da Semana Nacional do Trânsito é discutida na Câmara Municipal

Importância da Semana Nacional do Trânsito é discutida na Câmara Municipal

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 18, o vereador Guará Filho (PR) usou boa parte da fala na tribuna para ressaltar a importância da Semana Nacional de Trânsito, que se iniciou na terceira segunda-feira do mês de setembro. A campanha é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro e este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores.
“Sou servidor da área de trânsito e temos que, diariamente, conscientizar e orientar as pessoas que a irresponsabilidade no trânsito trás prejuízos impagáveis e irreversíveis como óbitos e prejuízos aos cofres da saúde pública, ou seja, o que pudermos fazer para melhorar a educação dos munícipes no trânsito e estimular a orientação viária estarei a disposição para a população”. (Ver. Guará Filho – PR).
Segundo o Contran, a principal finalidade da Semana Nacional do Trânsito é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Em Taubaté, as ações serão realizadas em escolas, escolas de trânsito e vias públicas, e dentre as atividades estão palestras, apresentações teatrais, panfletagem, blitz educacionais, entre outras.
“Volto a ressaltar a importância desta Semana Nacional de trânsito, pois segundo dados do Jornal “Folha de São Paulo” o gasto anual com trânsito no Brasil é de cerca de 56 Bilhões de reais, ou seja, em uma conta rápida percebemos que com esse dinheiro poderíamos construir 28 mil escolas e mil e oitocentos hospitais para a nossa população. São números absurdos e precisamos lutar contra essa realidade”. (Ver. Guará Filho – PR).
O Brasil registra, em média, 47 m il mortes envolvendo acidentes de trânsito e similares, além dos óbitos outras 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequelas. O parlamentar taubateano ainda ressaltar que a conscientização pode começar imediatamente em casa, e principalmente nas escolas brasileira.
“Para finalizar, existem dados de grandes engenheiros de trânsito do Brasil que mostram a economia de gastos com a prevenção de trânsito, ou seja, segundo esses próprios engenheiros, a cada 1 real gasto com conscientização e orientação, economiza-se cerca de 6 reais para cada qual. Por isso, desde já eu parabenizo esta campanha e sempre apoiarei algo que pode salvar vidas”. (Ver. Guará Filho – PR).