Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Campanha “Primaverão sem mosquito” começa amanhã

Campanha “Primaverão sem mosquito” começa amanhã

O fim do inverno e a chegada da primavera amanhã, sexta-feira, dia 22, lançam um novo alerta em Taubaté para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A época é de reforçar as ações de prevenção até o final do ano, já que tanto a primavera como o verão têm como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Para isto, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté promove a campanha “Primaverão sem mosquito”. A ideia é manter o envolvimento da comunidade por meio de ações de conscientização e prevenir a ocorrência de novos casos das doenças.
Palestras, fiscalizações casa a casa, monitoramento de pontos estratégicos, ações de bloqueio e atendimento a denúncias da população integram as estratégias dos agentes de controle de vetores.
A parceria com os agentes comunitários de saúde das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) também será reforçada.
Mesmo com uma queda histórica nos casos de dengue na última temporada, o risco de uma nova epidemia sempre existe. Além disto, também existe a preocupação do aumento de casos de zika e chikungunya.
De janeiro até agosto deste ano, Taubaté registrou 56 casos de dengue contra 3.295 casos no mesmo período do ano passado. O município não tem nenhum caso de zika em 2017. Até o momento foram confirmados 5 casos de chikungunya.