Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Dia do Aprendiz: Ford e Soapro realizam evento “Muito além da aprendizagem”, hoje

Dia do Aprendiz: Ford e Soapro realizam evento “Muito além da aprendizagem”, hoje

Para celebrar o Dia do Aprendiz, comemorado em 24 de abril, a Sociedade de Amparo e Promoção (Soapro) e a Ford organizam, no dia 28 de abril, um grande evento com o tema “Muito Além da Aprendizagem”, que terá discussões sobre desenvolvimento profissional, comportamento, postura no ambiente de trabalho e direcionamento pós-aprendizagem.

Com organização e parceria da Ford, o evento também é aberto aos aprendizes de outras empresas e será realizado na Unidade 2 da Soapro, localizada na Rua Paulo Setúbal, 315, Vila São José, em Taubaté (SP), das 8h às 12h.

Por meio de ações como esta, a Ford revela também sua função social. A parceria ajuda e possibilita à Soapro cada vez mais investir na qualificação dos jovens, principalmente daqueles que ainda não têm o pleno acesso ao mercado de trabalho.

A parceria Ford/Soapro conta hoje com a capacitação de 35 aprendizes, que têm a possibilidade de vivenciar as experiências de trabalho dentro de uma grande empresa. Além de encaminhar os adolescentes para o mercado de trabalho, a Soapro ajuda na formação ética, moral e comportamental, instruindo os jovens a serem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Para a manutenção de seus projeto, a Soapro conta ainda com o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal.

Aprendizagem

Estabelecida pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005 –, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. A cota de aprendizagem varia de 5% a 15% por estabelecimento e é calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

De acordo com dados estatísticos do Ministério do Trabalho, mais de 50% dos aprendizes que terminam o contrato de aprendizagem permanecem na empresa. Além disso, 84% dos jovens continuam no mundo do trabalho, com contrato formal.