Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Fibria capacita artesãos e fortalece a expressão cultural no Vale do Paraíba

Fibria capacita artesãos e fortalece a expressão cultural no Vale do Paraíba

Jacareí, 27 de dezembro de 2017 – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, concluiu, junto aos moradores do distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP), as atividades de 2017 do projeto Mãos que Valem. O objetivo da iniciativa é oferecer uma nova alternativa de renda para a comunidade e fortalecer a cultura local.
Durante oito meses, 20 pessoas que encontraram no artesanato a possibilidade de aliar trabalho, renda e realização pessoal, participaram de uma programação intensa de capacitações de assessoria técnica em artesanato com a Mirí Visões e Ações, que foi contratada pela Fibria. Em mais de 80 encontros, foram ministradas dez técnicas artesanais e de gestão comercial.
Como resultado dessa formação, o grupo criou uma coleção exclusiva que foi apresentada para a comunidade em forma de exposição. A mostra recebeu o nome de ‘Plural’ e foi composta por 20 peças inspiradas na cultura da região. Uma das principais técnicas utilizadas foi a do bordado ciranda, em que os desenhos são customizados em círculos e expressam cenas do cotidiano.
Para aguçar a criatividade dos artesãos, todos participaram de uma visita técnica ao museu A Casa, em São Paulo. O local é considerado referência nacional na produção artesanal e de design. Durante a visita, eles participaram de oficinas e apreciaram diversos trabalhos expostos. “Visitar a exposição ‘A Casa Bordada’ e ver o artesanato exposto e comercializado, com tamanho preciosismo, nos inspira e incentiva a fazer mais e melhor”, diz a artesã Maria Alaíde Costa.
Com intuito de fortalecer o Mãos que Valem, em 2018 os artesãos devem concluir a formalização de uma associação e lançar a loja virtual da marca Artesãos de São Silvestre.
“O desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades onde a Fibria atua é um compromisso assumido pela empresa. O projeto possibilita não só o incremento da renda familiar, mas também o fortalecimento das tradições culturais de toda uma comunidade. Saber que colaboramos para o fortalecimento desse grupo é prova de que estamos no caminho certo”, diz Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br