Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Famuta é campeã mundial na categoria Banda Sinfônica

Famuta é campeã mundial na categoria Banda Sinfônica

A Famuta (Fanfarra Municipal de Taubaté) conquistou sua primeira medalha no mundial de bandas nos Estados Unidos, na tarde de quarta-feira, dia 29 de novembro. A Banda Sinfônica faturou o ouro inédito com a marca de 97 pontos, a maior nota da WAMSB (World Association of Marching Show) desde a criação do campeonato. Os brasileiros superaram a Polônia, que ficou em segundo, e os Estados Unidos em terceiro lugar. Esta é a primeira medalha mundial da Famuta nesta categoria.
A World Band Championships 2017 acontece em Palm Springs, Flórida (EUA). O evento é promovido pela WAMSB e vai até o dia 3 de dezembro. Os taubateanos buscam o bicampeonato e representam o Brasil na disputa com outros oito países: Estados Unidos, Alemanha, Polônia, China, Colômbia, Venezuela, Nigéria e Inglaterra.
A competição é dividida nas categorias: Banda Sinfônica, Banda de Percussão, Banda Show e Parada Festiva. O país que tiver a maior média da soma das notas das categorias é sagrado campeão mundial geral, título conquistado pela Famuta na Dinamarca em 2015.
O espetáculo apresentado pela Famuta é “A Divina Comédia Brasileira” e tem 12 minutos de duração. Com novos figurinos, música, dança e encenação, o espetáculo é baseado no romance italiano de Dante Alighieri. A apresentação traz as três fases, inferno, purgatório e paraíso, adaptadas para temas da realidade brasileira como corrupção, crimes e preconceito.
A Fanfarra Municipal de Taubaté é formada por 130 jovens músicos e bailarinos com faixa etária entre 12 e 28 anos. Em mais de 40 anos de história possui 146 títulos regionais, oito nacionais, sete estaduais, um sul-americano, quatro medalhas de ouro, um mundial na categoria percussão, um mundial na categoria banda especial, um Open Europa e um título mundial geral.

Agenda da Famuta nos EUA

Dia 30 – disputa na categoria batalha de percussão no período da tarde
Dia 1º – primeira eliminatória da categoria Banda Show (quando o espetáculo “A Divina Comédia Brasileira” será apresentado)
Dia 2 – final da categoria Banda Show
Dia 3 – encerramento com a competição de Parada Festiva