Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Empresas já podem testar o eSocial

Empresas já podem testar o eSocial

Ferramenta será responsável por integrar a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores

O sistema informatizado eSocial disponibiliza, desde ontem, terça-feira, dia 1°, acesso ao ambiente de testes para todas as empresas do País. O objetivo é preparar o setor produtivo para o início da utilização obrigatória da plataforma, que começa em 1° de janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. A partir de 1° de julho de 2018, o eSocial será obrigatório para todos os empregadores do País.
A ferramenta é um projeto conjunto do governo federal e será a nova forma de prestação de informações feita pelo empregador, integrando a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.
Quando totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF – por apenas uma. De acordo com o Comitê Gestor, a implantação do período de testes tem como foco a adaptação das empresas ao sistema e o aperfeiçoamento da plataforma por parte do governo federal.

Dúvidas

Para apoiar os profissionais das empresas que terão seu acesso liberado ao ambiente de testes, já está disponível no portal do eSocial o Manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito.