Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Diário de Taubaté e Grupo Unidos pela Fé no apoio aos romeiros

Diário de Taubaté e Grupo Unidos pela Fé no apoio aos romeiros

O grupo Unidos pela Fé está na Dutra, sentido Rio, Km 113, dando apoio aos romeiros e desde o último sábado, dia 7, vem atendendo em média 800 romeiros por dia. Mais de 150 voluntários se revesam em plantões, nas 24 horas e a previsão é que, com a proximidade da data solene, passem por lá nas próximas horas cerca de 20 mil peregrinos.
O Grupo Unidos pela Fé começou no ano de 2015, com apenas 4 membros. O próprio quarteto arcou com os gastos de água e gelo. Conseguiram distribuir 970 garrafinhas de água em dois dias. A ideia de montar esse grupo surgiu quando a coordenadora Marilda Matos viu uma reportagem na televisão, falando dos romeiros que passavam pela Dutra indo até Aparecida. E de uma conversa com seu esposo Ender Matos, sua amiga, Ana Luíza Stipp e seu amigo Thalles Casal Barros Soares, foram amadurecendo a ideia de um aprimoramento para o próximo ano.
No ano passado, o grupo aumentou, e em 4 dias foram entregues 2.800 garrafinhas de água. Sempre no mesmo local, próximo ao Posto Sogal, na marginal da Dutra, sentido Rio de Janeiro, Km 113.
E muitas das pessoas que por ali passaram, deixaram seus contatos e se interessaram em ajudar nesse ano. Segundo Ana Luiza, que faz parte da organização do grupo, “graças a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, esse ano conseguimos 150 membros voluntários para a ação de apoio aos romeiros”, disse.
Os donativos são muitos, uma fábrica de pão de queijo doa 24 quilos destes pães por dia, padarias estão doando cerca de 400 pães diariamente, voluntários doaram e ainda estão doando, cerca de 100 litros de leite por dia-café também é distribuído nesta mesma proporção. Já foram distribuídos mais de 6000 garrafas de água, caixas de frutas, sucos, centenas de bolos, biscoitos, e até cachorro quente e caldinho estão sendo oferecidos no período da noite.
Enfermeiros e fisioterapeutas estão dedicando algumas horas de seu dia aos romeiros, fazendo massagens e fornecendo curativos necessários. Há barracas também para os romeiros descansarem durante algum tempo, sentados ou deitados em colchonetes. Segundo Marilda Matos, alguns grupos tem auxiliado neste trabalho como plantonistas, a Torcida Gaviões da Fiel de Taubaté, os Bombeiros Mirins, o Clube 13 de Maio, e muitos devotos de Nossa Senhora Aparecida, que já receberam graças da Padroeira. “Fomos muito abençoados ao fazer este atendimento aos romeiro. Todos querem de alguma forma agradar a Nossa Senhora Aparecida. Quase ninguém consegue negar ajuda ao grupo Unidos pela Fé”, disse.
Independente da religião, todos estão na mesma ação. Apoio aos romeiros. Fazer o bem sem olhar a quem.
O ponto de apoio Unidos pela Fé está em frente ao Posto Sogal, na pista sentido Rio de Janeiro, e deverá ficar prestando atendimento até o dia 13, ou então, até que tudo que foi arrecadado seja doado aos romeiros.
Quem puder fazer uma doação, o grupo informa que estão sendo necessários gelo, tortas salgadas, salgadinhos, soro, gaze, protetor solar, micropore, esparadrapo. Todos esses produtos podem ser entregues diretamente no local.