Search
sábado 21 outubro 2017
  • :
  • :

Dia Nacional da Kombi

O São Bernardo Plaza Shopping traz para a cidade pelo segundo ano consecutivo o Dia Nacional da Kombi, um dos maiores encontros de colecionadores, apaixonados e curiosos por kombis do país. O evento será realizado no dia 3 de setembro, a partir das 10h, no estacionamento do shopping e destina-se a toda a família, incluindo animais de estimação.
A participação no encontro é gratuito e contará com estrutura para alimentação, apresentação musical e Kombis temáticas, como o modelo que funciona como um estúdio de caricaturas e a Kombi com cabine para tirar fotos. Além disso, terá a presença do vlogger Marcelo Tonella, que comanda um canal no YouTube, com aproximadamente 250 mil inscritos, sobre mecânica automotiva voltada especialmente para fuscas e carros antigos.
O estacionamento será cortesia para clientes que doarem dois quilos de alimentos não perecíveis até o meio-dia. Todos os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Fundo Social de São Bernardo do Campo para ajudar instituições da cidade.
Algumas Kombis já estão em exposição nos corredores do centro de compras, como o modelo de seis portas, fabricado em 1961 para lotação de passageiros. À época, lotação era uma forma de transporte utilizada nos grandes centros para ajudar a suprir a falta de transporte coletivo e esse foi um dos modelos exclusivamente brasileiros.
“O shopping faz parte da cidade que abrigou durante décadas a produção dos tradicionais utilitários, na unidade Anchieta da Volkswagen, e nós ficamos felizes em poder proporcionar um encontro para os apaixonados e colecionadores de Kombis”, fala o superintendente do São Bernardo Plaza Shopping, Rafael Marques.
Em 1957 o utilitário começou a ser produzido pela Volkswagen, em São Bernardo do Campo, na fábrica localizada a apenas três quilômetros do shopping.

Apoio do Sampa Kombi Clube

O evento conta com curadoria do Sampa Kombi Clube, também responsável por reunir outros muitos entusiastas do veículo e que alimenta um acervo de informações sobre Kombis. Para Eduardo Gedrait, presidente do Sampa Kombi Clube, o grupo é fundamental para manter as memórias dos apaixonados pelo utilitário e para ajudar as pessoas no processo de restauração.
“Quando reparei uma Kombi de 1974, não havia informações sobre originalidade em nenhum site. O Fusca tinha vasto material, mas a Kombi, como sempre foi usada para trabalho, nunca teve muitos entusiastas que pensassem na sua preservação. Quando a produção foi encerrada, em 2013, percebemos a importância de manter viva a sua história. Hoje eu tenho diversos amigos que conheci no clube. Somos uma família”, revela Eduardo.