Search
terça-feira 16 abril 2024
  • :
  • :

Deputado Padre Afonso comemora restauração da Escola Lopes Chaves

Deputado Padre Afonso comemora restauração da Escola Lopes Chaves

Foto: Deputado Padre Afonso em reunião com secretário José Renato Nalini, à direita, em reunião realizada em março último

O governo estadual vai restaurar o prédio histórico, onde funcionava o antigo grupo escolar Dr. Lopes Chaves, no centro de Taubaté. A boa notícia foi dada no dia 10, pelo secretário da Educação, José Renato Nalini, durante visita que fez ao município para assinar a liberação de recursos para obras de reforma em seis escolas estaduais.
“O governo do Estado vai fazer uma coisa que não costuma fazer, que é o restauro de um prédio maravilhoso que é o Lopes Chaves. O projeto já está em licitação e o próximo passo é verificarmos o cronograma de obras”, disse Nalini. O prédio tem sido alvo de vandalismo e preocupado as entidades que defendem o patrimônio histórico local.
Para o deputado estadual Padre Afonso, a notícia é motivo de alegria, pois tal providência foi um dos assuntos tratados por ele em reunião com o secretário, em março desse ano, quando também solicitou as reformas nas escolas.
“Estamos falando de um prédio que tem um valor cultural e histórico muito grande. Fiquei feliz com a notícia, tanto do restauro do prédio do Lopes Chaves quanto das reformas das nossas escolas estaduais, que foram solicitações que fiz pessoalmente ao secretário”, disse.

HISTÓRIA

O prédio do “Lopes Chaves” é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e segundo historiadores sua construção teria sido a supervisionada pelo escritor e engenheiro Euclides da Cunha.
De acordo com o Movimento Preserva Taubaté, o prédio foi construído em estilo eclético neogótico, comum no final do século XIX para prédios escolares.

REFORMAS

Segundo anunciou o secretário, serão beneficiadas com reformas as escolas Monteiro Lobato, Amácio Mazzaropi, José Marcos de Mattos, Dr. Félix Guisard, Prof. Cesídio Ambrogi e Deputado César Costa.