Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Defensoria Pública realiza debate sobre violência contra a mulher

Defensoria Pública realiza debate sobre violência contra a mulher

Números apontam para aumento de casos de estupro no Estado – Defensoria Pública discute o tema em audiência pública no próximo sábado, dia 2

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, somente em outubro de 2017, foram registrados 1.094 casos de estupro em todo Estado – aumento de 15,04% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram computados 951 casos. Pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Patrícia Galvão/Locomotiva, mostra que 39% das mulheres entrevistadas afirmaram que já foram pessoalmente submetidas a algum tipo de violência sexual. Fazendo uma projeção, o Instituto estima que 30 milhões de brasileiras já foram vítimas de violência sexual.
A audiência pública “Cultura do estupro e os direitos sexuais e reprodutivos da mulher” acontece no dia 2 de dezembro, sábado, a partir das 9h, no Auditório da Casa do Idoso – localizado na Rua Euclides Miragaia, n° 508, Centro de São José dos Campos. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
O Defensor Público Júlio Camargo Azevedo aponta que a maioria dos casos que chegam na Defensoria Pública possuem como agressor um familiar da vítima. “Isso denuncia que a violência sexual acontece mais dentro do que fora do lar”, disse. Ele destaca, ainda, que é possível perceber um ligeiro aumento do número de estupros de vulneráveis (praticados contra crianças e adolescentes de até 14 anos) durante o período de férias escolares. “Isso implica a necessidade de adoção de ações conjuntas de prevenção”, aponta.