Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

COI de Taubaté completa 3 anos

COI de Taubaté completa 3 anos

O COI (Centro de Operações Integradas) de Taubaté completa nesta sexta-feira, dia 30 de junho, três anos de operação com um saldo de 12.037 ocorrências registradas.

O sistema de monitoramento foi inaugurado em 30 de junho de 2014 com 100 câmeras e posteriormente  ampliado para 130 equipamentos de alta tecnologia.

A central de monitoramento é operada pela Secretaria de Segurança Pública e funciona 24 horas por dia. Ela integra o trabalho das forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros, Defesa Civil), da Fiscalização de Posturas na verificação do descarte irregular de lixo e entulho, além de auxiliar no chamado às ambulâncias na ocasião de acidentes.  Outra frente de ação está relacionada ao trânsito, com 535 ocorrências acompanhadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

O COI também conta com os chamados ‘radares inteligentes’, que fazem um cerco eletrônico nos acessos à cidade e permitiram a localização e recuperação de 29 carros furtados e roubados somente em 2016 e 2017.

Em março deste ano, o SIOPM (Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar) foi instalado, permitindo que as ligações feitas ao 190 sejam direcionadas ao COI quando a natureza da ocorrência estiver relacionada a questões municipais.

Das mais de 12.000 ocorrências registradas nestes três primeiros anos, a grande maioria teve a Polícia Militar acionada para deflagrar operações e abordagens. Entre elas estão, por exemplo: uso e tráfico de entorpecentes (313), roubos e furtos (121), atitudes suspeitas (568),  captura de foragidos (17), desinteligência (203), entre outras.

Desde 2016, o COI registrou 629 solicitações para fornecimento de imagens por parte da população e órgãos especializados como DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) e DIG (Delegacia de Investigações Gerais), entre outros.