Search
sexta-feira 17 novembro 2017
  • :
  • :

Campanha intensifica diagnóstico de Tuberculose

A Prefeitura de Taubaté intensificará as atividades de busca para diagnóstico de Tuberculose, entre os dias 6 e 20 de novembro. A Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual propôs aos municípios do Estado de São Paulo a busca ativa de sintomático respiratório de casos da doença.
No município de Taubaté a campanha irá estimular o interrogatório sobre tosse, a identificação dos sintomáticos respiratórios e a coleta de baciloscopia (escarro). A campanha será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), no Abrigo Institucional e no Consultório de Rua.
O objetivo é colher amostra de escarro em pacientes que apresentem o sintoma ou convívio com outros portadores da doença. O procedimento é rápido, simples e indolor e de fácil diagnóstico.
Os sintomas e sinas da Tuberculose são: tosse por três ou mais semanas, perda de peso, falta de apetite e febre verspertina (que se manifesta no final da tarde).
Para realizar a coleta basta dirigir-se a uma das unidades citadas e mencionar o desejo de realizar o exame para detecção da Tuberculose.
Em 2017, a Vigilância Epidemiológica Municipal contabilizou a incidência de 101 casos de tuberculose na cidade, atingindo em maior proporção a faixa etária entre 40 e 49 anos de idade.