Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Câmara de Taubaté aprova projeto que institucionaliza Famuta

Câmara de Taubaté aprova projeto que institucionaliza Famuta

Inserido na ordem do dia da sessão do dia 29, foi aprovado em duas votações o projeto de lei nº 77/2017, de autoria do prefeito, que institucionaliza a Famuta (Fanfarra Municipal de Taubaté) nos quadros da administração municipal.
O projeto de lei, que depende de sanção do prefeito, subordina a Famuta à Secretaria de Turismo, estabelece que terá como finalidade representar o município em solenidades oficiais e participar de festividades e competições esportivas.
Define que serão admitidos a integrar a Fanfarra estudantes de ambos os sexos a partir dos 12 anos, após prova de habilidades, e fixa o quadro de profissionais – diretor artístico, maestro, regente, coreógrafo, diretor administrativo, coordenador de produção, oito monitores técnicos e coordenador de patrimônio.
De acordo com o projeto, uniformes e instrumentos musicais serão disponibilizados pela Secretaria, e a função dos membros será prestada de forma voluntária.
Patrimônio cultural do município, a Fanfarra surgiu com a participação de torneios em meados de 1977 e era conhecida como Banda Marcial da Escola Municipal Professor Ezequiel de Souza.
Nesses 40 anos, passou a desenvolver papel de inclusão social de crianças e adolescentes carentes vinculadas à rede municipal de ensino. Em 2016, foi campeã mundial no torneio da categoria.