Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Caçapava se prepara para procissão de Corpus Christi

Caçapava se prepara para procissão de Corpus Christi

No dia 15 de junho (quinta-feira) será realizada a Procissão de Corpus Christi, entre o Santuário de Santo Antônio e o Campo do Padre.
Corpus Christi é uma das celebrações religiosas mais importantes do calendário de eventos de Caçapava, a tradição da ornamentação das ruas com tapete feito de serragem, areia tingida, pó de café reusado e materiais reciclados é mantida viva na cidade.
Para realização do evento algumas ruas serão interditadas, das 19h30 do dia 14 de junho (quarta-feira) às 3h do dia 16 (sexta-feira), para permitir a preparação das ruas, a realização da procissão e a manutenção das ruas após a procissão.
A festa é conhecida pelo espetáculo de arte e religiosidade, a beleza dos tapetes, confeccionados por fiéis da igreja católica e voluntários, encanta milhares de visitantes e turistas desde o amanhecer até o horário em que é realizada a procissão.
A tradição de enfeitar as ruas em Caçapava começou no início dos anos 60, desde então o sucesso foi tão grande que as cidades vizinhas começaram a confeccionar os mesmos tapetes, seguindo a tradição religiosa de Caçapava.
A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Municipais e DSM (Departamento de Serviços Municipais) já começou a realizar limpeza nas ruas por onde a procissão passará. A prefeitura também apoiará com doação de material para confecção do tapete, que tem início a meia-noite do dia 14/06 (quarta-feira).
A Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana dará apoio interditando as ruas da região central da cidade, a partir das 21h da quarta-feira. É importante que os moradores das ruas São Bento, Santo Antonio, avenidas Vera Cruz e avenidas Brasil, Ladeira São José, ruas Marquês do Herval e Capitão Carlos de Moura se programem para evitar transtornos com a interdição. Os organizadores da Festa de Corpus Christi solicitam que os moradores retirarem caçambas e veículos estacionados por essas ruas.

Procissão

A procissão sairá do Santuário de Santo Antonio, na Vera Cruz, na quinta-feira, às 17h e segue até o Campo do Padre, Vila Pantaleão, onde haverá a missa.
As vias públicas que estarão interditadas são: Rua Santo Antônio, Avenida Doutor José de Moura Resende, Ladeira São José, Rua Marquês do Herval, Rua 13 de Maio, Rua Capitão Carlos de Moura, Rua Tenente Mesquita e Rua Sargento Geraldo Bertti.