Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Artista de Taubaté se apresenta em festival japonês em Mogi

Artista de Taubaté se apresenta em festival japonês em Mogi

O instrumentista Yuzo Akahori, de Taubaté, é uma das 60 atrações que fazem parte de um dos maiores festivais japoneses que acontece no Estado, o Akimatsuri, que começou nos dias 1º e 2 de abril e segue neste final de semana dias 8 e 9. O evento tem estimativa de público de 80 mil pessoas e acontece em Mogi das Cruzes, cerca de uma hora do Vale do Paraíba.
O artista se apresenta neste sábado, dia 8, às 20h30, e tocará o shamisen, instrumento musical clássico japonês que tem apenas três cordas. Para embalar o público do Akimatsuri, ele escolheu uma coletânea com músicas de sua própria autoria e também melodias inspiradas no japonês Yoshida Brothers, reconhecido por tocar canções modernas no estilo tsugaru-shamisen. O show ainda terá três convidados especiais que vão misturar a força da bateria, o grave do baixo e a delicadeza do teclado com o som distinto do shamisen.
A carreira do artista começou aos 11 anos de idade em Taubaté quando dividia o palco com seus primos em cerimônias japonesas. O gosto pela arte foi estimulado pelo seu tio, Tsukasa Kaito, que sempre visitava eventos culturais e levava Yuzo para mostrar seu talento com cordas em público. Atualmente ele continua se apresentando com o objetivo de levar um “pedacinho do Japão” por meio do clássico shamisen.
Yuzo Akahori conta que suas apresentações buscam transmitir por meio dos sons o encanto da cultura japonesa. Além do mais, ele sempre oferece aos ouvintes ensinamentos de como tocar corretamente o instrumento musical.
A programação cultural do Akimatsuri ainda inclui danças folclóricas japonesas, grupos de taiko (tambores japoneses), bandas e cantores nikkeis. Confira a programação completa do evento no site www.akimatsuri.com.br

Gastronomia

Há também uma ampla Praça de Alimentação com uma grande diversidade de pratos orientais. Vão desde os mais comuns, como yakissoba, até os mais diferentes como o okonomiyaki, que é pizza japonesa. A culinária do Akimatsuri ainda reserva outras surpresas para quem gosta de degustar pratos diferentes, como o tempurá de sorvete. É uma das sobremesas mais pedidas. No total, temos 30 boxes na Praça de Alimentação que servem também udon, tempurá, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori, e outras iguarias, como doces, pastel, churrasco e espetinhos de carne, frango e linguiça. E um Centro de Negócios com 130 estandes, divididos entre os setores automotivos, de prestação de serviços, alimentação, mini-shoppings e importados.

Exposição Agrícola

O Akimatsuri surgiu em 1986 para agradecer às boas colheitas e ainda hoje mantém a tradição de destacar a produção hortifrutigranjeira da região. Para tanto, é montado um Pavilhão de Exposição Agrícola com mais de 700 itens doados por cerca de 500 produtores de flores, frutas, legumes, hortaliças, cogumelos, ovos do Alto Tietê – região que faz parte do Cinturão Verde do Estado de São Paulo. A decoração do local impressiona os visitantes. Toda cenografia é feita com os produtos agrícolas, que viram escultura e paisagens.