Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Apae recebe homenagem na Câmara

Apae recebe homenagem na Câmara

Na sessão do dia 22, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Taubaté recebeu da Câmara Municipal moção de aplausos pela comemoração dos 52 anos de serviços prestados à cidade e dedicação no atendimento às pessoas com necessidades intelectuais e síndromes, oferecendo atendimento clínico, escolar e residencial.
O documento tem autoria dos vereadores Orestes Vanone (PV) e Bilili de Angelis (PSDB). Orador da homenagem, Vanone ressaltou o trabalho voltado para crianças e jovens que precisam de atenção especial e explicou a necessidade dos eventos realizados pela instituição, já que a verba proveniente do poder público não é suficiente para manter a entidade.
No plenário, os alunos da Apae realizaram uma apresentação musical do filme “A Bela e a Fera”. O presidente da entidade, Marco Antonio Soares de Aquino Tolomio, agradeceu aos profissionais, pais, alunos e voluntários que auxiliam na entidade, e à Câmara, pela homenagem.
Fundada em Taubaté no dia 22 de março de 1965, no bairro Cataguá, a Apae possui diversos setores como escola, clínica, galpão de oficinas, refeitório, capela, marcenaria, quadra de esportes, equoterapia e horta.
É uma instituição não governamental, filantrópica, de proteção especial e de alta complexidade, que atende a 330 usuários de diversas faixas etárias, entre crianças, jovens e adultos, com atividades de alfabetização, educação especial, arte-educação e residência para alunos internos.
São desenvolvidas habilidades em oficinas de cozinha experimental, rurais e de artesanatos, além de atendimento clínico com neurologista, psiquiatra, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, dentista e nutricionista.
A proposta da entidade é atender a pessoa com deficiência intelectual e síndromes em todos seus segmentos, promovendo, protegendo e defendendo os direitos assegurados por lei, garantindo qualidade de vida aos usuários, que são acometidos de abandono e exclusão.
“A Apae Taubaté valoriza a formação profissional, com seu quadro de servidores, aperfeiçoando suas práticas em tudo o que fazem”, assegurou Marco Antonio.