Search
domingo 17 dezembro 2017
  • :
  • :

Alunos de enfermagem realizam atendimentos em postos da região

Os alunos do Departamento de Enfermagem da Unitau sob a coordenação da Profa. Me. Maria Cecília Pereira Nakamiti realizaram durante ano de 2017, seis atendimentos em postos de combustíveis da região. Com o enfoque na prevenção da saúde dos caminhoneiros, fizeram consultas para medir a pressão arterial e a glicemia capilar.
A ação faz parte de uma parceria da Unitau com o Serviço Social do Transporte e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), que entrou em contato com a professora para solicitar o auxílio dos alunos nessa ação. As atividades foram feitas nos postos da cidade de Queluz e Guarulhos. Cerca de 340 caminhoneiros foram atendidos somente nesse segundo semestre.
“O nosso objetivo é informá-los sobre como cuidar da sua saúde, principalmente no que se relaciona com a pressão arterial e a glicemia capilar, que são doenças crônicas e que têm prevenção”, ressalta a Profa. Me. Maria Cecília Pereira Nakamiti.
São selecionados em média vinte graduandos para participar da ação. O grupo fica responsável por realizar os atendimentos e explicar aos pacientes quais são os cuidados necessários para a prevenção de doenças. “Esse tipo de atividade nos ajuda a desenvolver um amplo conhecimento acadêmico e dá a oportunidade de conhecer a área de Enfermagem na prática, fora da realidade apenas da Universidade”, frisa Thabata Lunardi Damasceno, aluna do 6º semestre do curso.
A colaboração da Universidade com o Sest-Senat acontece desde o segundo semestre de 2016. Em média, são realizadas três ações por semestre.