Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté recebe lote de vacina pentavalente

Taubaté recebe lote de vacina pentavalente

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informa que recebeu esta semana um lote com 1.000 doses da vacina pentavalente.
A reposição dos estoques teve início na última terça-feira e foi concluída nesta quarta, dia 19 de julho. Os maiores repasses foram para unidades consideradas estratégicas por conta da localização e maior movimentação. São elas as UBS (Unidade Básica de Saúde) Mais Independência, Fazendinha, Aeroporto e Gurilândia, além do Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) do Mourisco.
A unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Santa Tereza e o Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) da Vila São José não receberam doses em função de férias da equipe de vacinadores. Usuários do Santa Tereza podem procurar os Pamos do Novo Horizonte ou do Quiririm.
Já os pacientes do Pamo da Vila São José podem se dirigir ao Pamo Ana Rosa ou a UBS Mais Gurilândia.
Taubaté aplicou 1.524 doses da vacina pentavalente entre janeiro e junho deste ano, o que representa uma cobertura de 36,37% do público alvo. No mesmo período do ano passado, foram aplicadas 1.664 doses, cobertura de 39,71%.
De acordo com informação da regional do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), o desabastecimento da vacina pentavalente está relacionado a um problema nacional. O Estado de São Paulo aguarda posicionamento do Ministério da Saúde para a normalização da vacinação.
A vacina é uma das mais importantes no primeiro ano de vida do bebê, pois protege contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e infecções causadas pelo haemophilus e influenza tipo B.