Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté fecha janeiro com 2 casos de dengue

Taubaté fecha janeiro com  2 casos de dengue

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que o município chega ao fim de janeiro com dois casos confirmados de dengue. Durante o primeiro mês de 2018 foram emitidas 132 notificações de suspeita da doença, com 24 casos negativos e 106 aguardando o resultado de exames.
O número de notificações é o menor para o mês de janeiro dos últimos quatro anos. Em janeiro de 2016, por exemplo, foram registradas 690 notificações de casos suspeitos de dengue em Taubaté, com 249 ocorrências confirmadas.
Mesmo com este número reduzido de notificações e casos confirmados, é preciso estar atento, já que a ADL (Análise de Densidade Larvária) de janeiro de 2018 atingiu 6,7 pontos no IB (Índice Breteau). De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.
Leia mais no site do DT
Os registros deste início de ano também contam com duas notificações de casos suspeitos de chikungunya e outras duas suspeitas de zika. A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado destes exames.
Equipes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté permanecem em atividade com a fiscalização casa a casa na busca por criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A população precisa ajudar e eliminar os criadouros do mosquito para evitar a ocorrência de novos casos.

Balanço de janeiro
Casos suspeitos de dengue notificados – 132
Casos de dengue confirmados – 2
Casos negativos – 24
Aguardando exames – 106

Casos suspeitos de chikungunya notificados – 2
Casos de chikungunya confirmados – 0
Casos negativos – 0
Aguardando exames – 2

Casos suspeitos de zika notificados – 2
Casos de zika confirmados – 0
Casos negativos – 0
Aguardando exames – 2